Lição 11 – Vamos conhecer a 3ª Carta de João
LEITURA BÍBLICA: 2 João 4-11.
A MENSAGEM: “Meu querido amigo, você tem sido fiel naquilo que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros.” (3 João 5)
OBJETIVOS:
MOSTRAR uma visão panorâmica da Terceira Carta de João;
REFLETIR sobre os exemplos de Gaio, Diótrefes e Demétrio;
INCENTIVAR os adolescentes a serem imitadores do bem.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre a Terceira Carta de João endereçada a um cristão fiel que se chamava Gaio. A Carta tinha como propósito encorajar este servo do Senhor, bem como os demais servos a perseverarem na prática da hospitalidade com os demais irmãos que exerciam o ministério da pregação do Evangelho. A Carta também faz menção de outras duas pessoas que se destacavam na igreja da Ásia Menor. O primeiro era Diótrefes, a quem João condenou o comportamento orgulhoso e ditatorial e, por fim, o outro era Demétrio, um servo de Deus que tinha boa reputação e compromisso com a verdade.
O comportamento de cada um desses homens revela algumas verdades sobre aqueles que exercem o ministério na Casa de Deus. No Reino, há aqueles que servem a Deus compromissados com a verdade e demonstram um coração amoroso para com o próximo (Rm 13.10). Em contrapartida, é possível encontrar aqueles que pensam ser mais importantes do que o próprio Corpo de Cristo e, como fez Diótrofes, mostram-se arrogantes a ponto de rejeitarem a Palavra de Deus (2 Pe 2.17-19).
Para entendermos melhor a Terceira Carta de João, a Bíblia de Estudo Pentecostal disponibiliza um panorama geral da Carta:
“João escreveu para dar testemunho de Gaio pela sua fiel hospitalidade e ajuda prestada aos fiéis obreiros viajantes, para fazer uma advertência indireta ao petulante Diótrofes e para preparar o caminho da sua própria visita pessoal.
Três homens são mencionados por nome em 3 João: 1. Gaio é calorosa e honrosamente mencionado pela sua piedosa vida na verdade (vv. 3,4), e pela sua hospitalidade exemplar para com os irmãos viajantes (vv. 5-8). 2. Diótrofes, um dirigente ditador, é denunciado pelo seu orgulho (‘procura ter entre eles o primado’, v. 9), cujas manifestações são: rejeitar uma carta anterior de João (v. 9), calúnia contra João (v. 9), recusar o acolhimento aos mensageiros de João e ameaçar com exclusão aqueles que os receberem (v. 10). 3. Demétrio, talvez o portador desta carta, ou pastor de uma comunidade na vizinhança, é louvado como um homem de boa reputação e lealdade à verdade (v. 12).
Duas características principais sobressaem nesta epístola: 1. Embora seja pequena, dá uma noção de várias facetas importantes da história da igreja primitiva perto do final do século I; 2. Há semelhanças notáveis entre 3 Jo e 2 Jo. Mesmo assim, as duas epístolas diferem entre si em um aspecto importante: 3 Jo elogia a hospitalidade e ajuda oferecidas aos bons ministros viajantes, ao passo que 2 Jo acentua que não se conceda hospitalidade e sustento a maus obreiros, para não sermos culpados de apoiar seus erros ou más obras” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp. 1969, 1970).
Professor(a), converse com seus alunos sobre o comportamento esperado de um ministro ou líder espiritual. Elabore três colunas no quadro, uma para cada personagem citado na Terceira Carta de João, e peça aos alunos que mencionem as características de cada um deles. Em seguida, faça uma comparação e veja quais lições podem ser extraídas dos exemplos citados por João em sua última Carta.
Tenha uma ótima aula!