Lição 11 – O Batismo no Espírito e o testemunho da Igreja
A lição de hoje encontra-se em: João 16.13-15; Romanos 8.26.
Tópicos da Lição:
1. A MUDANÇA NOTÓRIA NO CARÁTER.
2. O DESEJO DE TESTEMUNHAR A OBRA REDENTORA DE JESUS.
3. O AMOR AO PRÓXIMO E A PREOCUPAÇÃO COM O SEU BEM-ESTAR.
A paz do Senhor, caro(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes.
Nesta lição, veremos que a experiência do Batismo no Espírito Santo não se resume a um fato isolado que ocorre na vida cristã, e sim ao revestimento do poder divino com propósito específico. Assim sendo, o poder do Espírito deve vir acompanhado do testemunho cristão que, diga-se de passagem, é o maior e melhor método de evangelização para alcançar os pecadores para o Reino de Deus. Não há como pensar em uma vida espiritual profunda com Deus sem considerar o testemunho cristão fiel aos ensinamentos da Palavra de Deus (Tg 1.22-25).
O grande desafio da vida cristã é justamente testemunhar a fé por meio de um estilo de vida que revele o compromisso com a mensagem do Evangelho. Infelizmente, há muitos cristãos que ignoram esse fato, pois acreditam que pelo fato de serem batizados no Espírito Santo já é o suficiente. Entretanto, o exercício da vida cristã deve considerar a prática dos ensinamentos e não apenas o conhecimento bíblico. A maior marca do cristão é a mudança de caráter, isto é, à medida que o pecador se submete aos ensinamentos do Evangelho e abandona as práticas que não agradam a Deus, tem a sua vida transformada pelo Espírito Santo (1 Pe 2.1-5).
Após ter o seu caráter transformado por obra do Espírito Santo, desde então, o crente tem a missão de testemunhar a obra redentora de Jesus sobre a cruz. Para o verdadeiro cristão, falar do amor de Deus não deve ser visto como uma obrigação (embora seja um dever cristão), e sim como uma missão prazerosa a ser cumprida. Quem não sente em seu coração o desejo de compartilhar com o próximo a verdade que uma vez lhe trouxe salvação, como estará em seu coração o amor de Deus? Logo, quem, verdadeiramente, experimentou o poder de Deus não encontra dificuldade para compartilhar a mensagem da salvação com aqueles que necessitam (1 Co 9.16, 17).
De acordo com a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal “O poder não é limitado a uma força superior ao que é considerado comum. Tal poder envolve coragem, ousadia, confiança, perspicácia, habilidade e autoridade. Os discípulos precisariam de todas essas qualidades para cumprir sua missão. Se você crer em Jesus Cristo como seu Salvador, poderá experimentar o poder do Espírito Santo em sua vida.
Jesus prometeu aos discípulos que receberiam poder para testemunhar depois de terem recebido o Espírito Santo. Note a progressão: 1. Eles receberiam o Espírito Santo, 2. que lhes daria poder, 3. então testemunhariam e alcançariam resultados extraordinários. Frequentemente tentamos inverter a ordem e testemunhar por nosso poder e nossa autoridade. O testemunho não é a exibição do que podemos fazer por Deus. É a prova e o testemunho do que Deus fez por nós.
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, elabore um cartaz com as informações que identificam a mudança de caráter da pessoa que crê no Evangelho e entrega a sua vida a Cristo. Mostre como se revela o poder de transformação do Evangelho na vida da pessoa.
Tenha uma excelente aula!