Lição 10 – Vamos conhecer a 2ª Carta de João
LEITURA BÍBLICA: 2 João 4-11.
A MENSAGEM: “Esse amor quer dizer isto: viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. Como vocês ouviram desde o começo, o mandamento é este: continuem a amar uns aos outros.” (2 João 6)
OBJETIVOS:
MOSTRAR uma visão panorâmica da Segunda Carta de João;
REVELAR a relação entre a verdade e o amor na fé cristã;
DESTACAR como devemos lidar com os falos mestres.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
A aula desta semana tem como assunto central a relação entre a verdade e o amor de Deus no exercício da fé cristã. Na Segunda Carta escrita pelo apóstolo João, veremos que os cristãos do primeiro século enfrentaram muitos falsos ensinamentos que tinham como finalidade desviá-los da verdadeira fé. Por essa razão, nas primeiras palavras da Carta o apóstolo enaltece o testemunho de fé dos irmãos que têm permanecido fiéis aos ensinamentos do Evangelho (2 Jo 4). Em seguida, o apóstolo reafirma a mensagem que desde o princípio receberam: “que nos amemos uns aos outros” (v. 5). A prática de seguir na verdade deveria ser acompanhada de obras que comprovassem uma fé não fingida. A prova da fé verdadeira se revelaria na caridade sincera para com o próximo, bem como pela perseverança na sã doutrina (v. 9).
Nesse sentido, o Comentário Devocional da Bíblia traz uma exposição sobre o propósito desta Carta que, apesar de curta, discorre de assuntos que são enriquecedores para a igreja dos dias atuais:
“João enfatizou uma realidade específica que todos os cristãos devem experimentar. Nós mostramos a nossa obediência a Jesus e a nossa harmonia com Ele, amando os irmãos e irmãs crentes. Eu acredito que João pode ter pensado que as pessoas a quem ele ministrava possivelmente tinham se cansado da sua mensagem. Ele disse que o mandamento não era novo, e que a senhora eleita e sua família há o tinham recebido desde o princípio. Mas João não estava se desculpando. Ele está simplesmente dizendo: o amor é tão importante, que nós devemos ser lembrados sobre ele o tempo todo. João era como o antigo pregador que explicou a sua filosofia ministerial. ‘Primeiro, eu digo ao povo o que vou lhes dizer. Então, eu lhes digo’. É assim que precisamos ser, ao lembrarmos uns dos outros de que devemos continuar nos amando mutuamente por amor a Jesus” (CPAD, 2012, p. 990).
Professor(a), enfatize na aula desta semana que a verdadeira fé e o verdadeiro amor não se resumem ao discurso. Eles se comprovam na prática dos ensinamentos da Palavra de Deus para nossas vidas. Organize a classe em duplas e peça para cada dupla conversar e anotar em uma folha à parte alguns exemplos de situações em que o verdadeiro amor cristão é praticado. Peça também que exemplifiquem situações que se parecem com o amor, porém, são apenas atos de caridade. Ao final as duplas apresentam para a classe o que conversaram.
Tenha uma ótima aula!