Lição 5 – “Deuses” ou Missionários
OBJETIVO
Que os Primários entendam que apenas o Senhor é digno de ser adorado.
PONTO CENTRAL
Toda honra e toda glória sejam dadas ao nosso Salvador Jesus!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Adore ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.” (Mateus 4.10b)
Querido(a) Professor(a), preparado(a) para mais uma aula? Oramos para que o Senhor Jesus o capacite e abençoe para além da sala de Escola Dominical, em todas as áreas da sua vida.
Nossa próxima lição aborda o tema idolatria. Parece até óbvio falar que o nosso amor ao Senhor precisa estar acima de todas as coisas. Afinal, tal lição consta no primeiro mandamento e é tão relembrada ao longo de todas as Sagradas Escrituras, tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, inclusive na resposta do próprio Jesus a Satanás, quando tentado por ele no deserto: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto” (Dt 6.13;10.20; Mt 4.10; Lc 4.7).
Certamente, as formas de idolatria mudaram, mas talvez nós sejamos mais semelhantes ao povo de Israel, do que gostaríamos de admitir. E tal exortação, repetida inúmeras vezes, sejam todas necessárias ao longo da nossa caminhada. Pois, devido a nossa natureza pecaminosa, tal como eles, também precisamos ser relembrados constantemente das lições mais básicas, tal como essa, de não permitir que nada ocupe o primeiro lugar em nosso coração, tempo, pensamento e rotina.
Nem mesmo as preocupações, as reclamações, a família, o trabalho, nem mesmo a igreja e muito menos as redes sociais ou o nosso próprio ego, a preocupação excessiva com a sua imagem… A lista pode ser imensa. Cada um procure saber e se precaver quanto ao que mais tenta o seu coração, pois além das concupiscências que temos em comum, também há aquelas muito particulares (Cf. Tg 1.14,15).
Portanto, como sempre salientamos, permita que a lição da Palavra de Deus perpasse primeiro o seu coração, antes transmiti-la aos seus alunos. Sugerimos que, durante o preparo dessa aula, você tenha um momento devocional com o Senhor e pergunte ao Espírito Santo se tem algo disputando o lugar dEle em seu coração, tempo ou rotina.
Evidentemente, que em sã consciência jamais trocaríamos o Deus Todo-Poderoso, o “manancial infinito de Águas Vivas por cisternas rachadas”, tal como fez o povo de Israel quando Jeremias profetizou (Jr 2.13). Mas o nosso coração pode ser enganoso. Por isso, precisamos estar atentos, sempre orando, vigiando e sendo submetidos ao crivo da Palavra de Deus (Lc 21.36). E diante de sua exortação, não endureça o seu coração, porque o Senhor só disciplina a quem ama e tem como filho (Pv 3.12; Hb 12.6). Por isso não rejeite a sua repreensão (Hb 3.7).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!