Lição 5 – Fé e obras
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A VERDADEIRA RELIGIÃO
2. ACEPÇÃO DE PESSOAS
3. BOAS OBRAS, UMA NECESSIDADE
OBJETIVOS
COMPREENDER a distinção entre religião vã e pura;
ENTENDER que Deus não discrimina as pessoas e que fazer isso é pecado;
ENSINAR que quem tem fé, realiza boas obras.
Querido (a) professor (a), como é bom saber que até aqui o Senhor o tem abençoado e proporcionado valiosos momentos de aprendizado com seus alunos. Por isso aproveite esta aula para levar seus alunos a refletirem a respeito da fé e das obras. Ao ministrar esta aula, não permita que os alunos se confundam a respeito do que seja salvação pela graça e prática de boas obras. Ninguém é merecedor da salvação, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de deus (Rm 3.23). A salvação que veio até nós foi oferecida “gratuitamente, pela sua graça” (Rm 3.24).
Faça alguns pontos de conexão com seus alunos a partir da leitura do texto bíblico da aula de hoje.
“Não se deixe enganar (Tg 1.22-27). Nossas palavras importam, mas nossas ações são mais importantes. Tiago adverte os crentes sobre a leitura da Palavra, mas não viver de acordo com os seus preceitos, especialmente quando se trata de cuidar dos vulneráveis. Podemos nos enganar e continuar a viver como escravos do pecado, ou podemos encontrar a liberdade de viver de acordo com as Escrituras.
A verdadeira adoração (Tg 1.27). A carta de Tiago destaca as obras que acompanham a fé. Ela chega a dizer que a adoração verdadeira diz respeito ao que você faz para as pessoas cuja vida é difícil. Estamos praticando a verdadeira adoração em nossa inclusão e envolvimento na vida das pessoas com deficiência?
Mostrando favoritismo (Tg 2.1-9). Os cristãos devem lutar contra a tendência humana em relação à reciprocidade e somente mostrar favor àqueles que podem responder da mesma forma. A igreja deve ser um reino de reversões, onde os primeiros são os últimos e os últimos são os primeiros (Mt 20.16) e onde todos são bem-vindos, independentemente da aparência, habilidades ou status financeiro. No entanto, não se trata apenas das habilidades ou status financeiro. No entanto, não se trata apenas das habilidades das pessoas; trata-se da resposta da igreja a todas as pessoas.”
(Bíblia Além do Sofrimento. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, p. 1826)
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.