Lição 5 – Débora Ajuda o Povo
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar aos bebês que o Papai do Céu ama o seu povo.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Mostrar para os bebês que Débora era muito corajosa.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “Que Deus, […] encha vocês de alegria […]” (Romanos 15.13).
Querida Professora, a paz do Senhor! Seguindo adiante com o tema do nosso trimestre, na próxima aula vamos apresentar aos bebês a história bíblica de uma heroína do povo de Deus, referência feminina muito importante para todos nós: a juíza Débora.
Como sempre salientamos, prepare-se com a maior antecedência que puder, buscando colocar em prática todas as dicas pedagógicas presentes em sua revista. Cada detalhe foi estrategicamente pensado com a finalidade de ajudá-la a atingir os objetivos propostos.
Da mesma forma, é muito importante para a sua vida cristã e ministério reservar um momento de estudo acerca do tema a cada aula, permitindo que o Espírito Santo trate primeiro com você antes da mensagem chegar aos seus alunos. Pensando nisso, a fim de aprofundar a sua reflexão durante esse momento de preparo, abaixo deixamos mais um subsídio, extraído da Revista Lições Bíblicas da CPAD sobre a profetisa.
“Débora, ‘mãe em Israel’ (Jz 5.7). Na Bíblia, os nomes quase sempre se relacionam ao contexto sócio-histórico em que a pessoa vive, ou ao ofício que desempenha na comunidade. O nome Débora, no hebraico, significa “abelha”. O título “mãe de Israel” pode ser uma alusão às funções e à importância da “abelha-rainha” em seu meio (5.7).
Débora, a profetisa (Jz 4.4). Antes de julgar Israel, Débora já atuava no ministério profético (4.4). Na Bíblia, há várias mulheres que se dedicaram a esse mister: Miriã (Êx 15.20), Hulda (2 Rs 22.14), Noadias (Ne 6.14) e Ana (Lc 2.36).
Como profetisa, Débora não se acovardou. Entregou a mensagem divina a Baraque com segurança e determinação (Jz 4.6,7). O Eterno confiou a essa grande mulher as estratégias de guerra, o comando e a vitória. Em seu belíssimo cântico, louva ao Senhor com ênfase e ousadia: “Ao SENHOR, eu, sim, eu cantarei!” (Jz 5.3).
Débora, a juíza (Jz 4.4). Débora era capaz, e profundamente espiritual. Sabia discernir e julgar com retidão. Sob orientação divina estabeleceu um fórum público ao ar livre, facilitando o acesso de qualquer pessoa que desejasse receber seus conselhos (Jz 4.5; cf. 2 Sm 20.18). De juíza local, estabelecida nas montanhas de Efraim (Jz 4.5), Deus a elevou à categoria de juíza geral de Israel. Isso faz o Todo-Poderoso com todos aqueles que se colocam à disposição de sua soberana vontade. Ajamos assim! Nada de forjar posições de honra! E, depois, dizer que tudo veio do Senhor.
O Senhor continua buscando homens e mulheres fiéis, que estejam com a visão correta, no lugar e no tempo de Deus.”
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!
Abraço fraterno,