Lição 4 – O Espírito Santo na vida de Paulo
A lição de hoje encontra-se em: Atos 9.1-31; 1 Coríntios 2.4,5
Tópicos da Lição:
1. O ENCONTRO DE SAULO COM O SENHOR JESUS
2. PAULO, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
3. OS DONS NO MINISTÉRIO DE PAULO
A paz do Senhor, prezado(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes!
No próximo domingo, vamos prosseguir no estudo sobre o poder do Espírito Santo por meio da história de Paulo, um dos mais marcantes testemunhos de transformação da história do cristianismo. Após o encontro de Saulo com Cristo e o seu revestimento no Espírito, o “perseguidor” se tornou o maior dos perseguidos, cumprindo o que Jesus disse a seu respeito: “este é para mim um vaso escolhido […] E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (At 9.15,16).
Ao se entregar a Cristo e à sua comissão, Paulo sabia o caminho árduo que o esperava, afinal, ele mesmo organizava parte da adversidade dos cristãos e a conhecia muito bem. Apesar de nos emocionarmos e tantas vezes sermos abençoados, direta ou indiretamente por Paulo, será que faríamos o mesmo que ele fez? Será que entregaríamos, sem reservas, tudo o que temos e somos, mesmo sob ameaça de fome, perigos, prisões e espada? E frente aos desafios do nosso tempo, diante das nossas próprias limitações e dificuldades, será que temos de fato abraçado todo o propósito que Cristo tem para nós?
Por vezes, sem perceber, tornamos algumas áreas da nossa vida “inacessíveis” ao Espírito Santo. Seja devido àquela raiz de amargura que, embora saibamos ser como erva daninha, nos recusamos a cortar; seja pelo amor ou dom retido por medo de se machucar; por timidez ou preocupação em errar; por “falta de tempo”, habilidade ou qualquer outro empecilho que alegamos a nós mesmos.
Como seguidores de Jesus, precisamos ceder o nosso coração para amar aquilo que Ele ama, almejar o que Ele anseia, fazer em cada situação o que Ele faria. Oramos para que, através dessa aula, o Espírito Santo incendeie novamente o seu coração, tal como o de Paulo, de maneira irrestrita e irrevogável para entregar tudo por inteiro em prol da Salvação dos perdidos.
“O mundo é o campo em que Deus opera. E está cheio dos seus instrumentos. Cada ser humano pode ser transformado em instrumento de Deus. O Senhor vê tudo e sabe onde achar vasos para seu serviço.
Dois fatos ocorrem nas conversões: o homem recebe um poderoso Salvador e Deus um servo dedicado. Podemos testificar que achamos um grande Salvador? E o Senhor? Pode testificar que, em nós, achou um servo fiel? (PEARLMAN, Myer. Atos – Estudo do livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2021, p. 117).
Procure mergulhar e aplicar todo o conteúdo pedagógico de sua revista. Cada detalhe foi estrategicamente pensado para ajudá-lo no alcance dos objetivos propostos.
Ao final da aula, ore com seus alunos, agradecendo ao Senhor por nos transformar, batizar com o seu poderoso Espírito e nos comissionar a um propósito tão glorioso que é propagar o seu amor!
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!