Lição 4 – A lição da tempestade
TEXTO BÍBLICO
Marcos 4.35-41.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Aprender que Deus usa situações difíceis para exercitar a nossa fé.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Em nossa próxima aula ensinaremos aos nossos Juniores o episódio narrado em Marcos 4.35-41, quando Jesus acalma uma terrível tempestade. Quão profundas são as lições extraídas desta ocasião!
Quantas vezes não nos identificamos com os discípulos, apavorados em face da furiosa tempestade, mesmo ciente de que Jesus está no nosso barco?! Talvez neste exato momento você esteja lidando com fortes ventos contrários em alguma área de sua vida. E, assim como aqueles pescadores, você já tenha esgotado todos os seus recursos sem sucesso e começa a pensar que irá perecer. Olhamos para a gravidade da situação e a nossa pequenez diante dela, o coração aperta, a garganta se engasga e as lágrimas parecem impossíveis de serem contidas. Então, bradamos pelo socorro do Mestre!
Querido (a) Professor (a), seja qual for a dificuldade que esteja lhe trazendo temor, angústia ou ansiedade, saiba que o Senhor está de ouvidos abertos para o seu clamor. Por mais silencioso que Ele pareça, diante dos “trovões” que lhe ameaçam, creia que Jesus não está indiferente a sua aflição. Ele é o Deus Todo-Poderoso e até as forças mais indomáveis da natureza se submetem a sua voz. Basta uma palavra e lhe sobrevirá a bonança.
Certamente, nenhuma tempestade é em vão. Da mesma forma que a vivenciada pelos discípulos fortaleceu a fé e intimidade deles com Cristo, assim também será na sua vida. Creia, que quando este mar se acalmar, você estará ainda mais fortalecido.
Como mais um subsídio, além dos já propostos em sua revista, sugerimos a recontagem da história por parte dos alunos, com um recurso simples, mas muito divertido que os ajudará ainda mais na memorização e internalizarão desta lição.
Você vai precisar de um TNT azul (ou um tecido que já dispuser na cor azul para simbolizar o mar), em um tamanho grande o suficiente para que, sentados em círculo, cada aluno possa segurar um pedaço e sacudi-lo no momento da tempestade; um barco de papel (pode ser dobradura feita em jornal, colorido com guache; papel pardo ou qualquer outro que preferir).
Sob sua orientação, as crianças deverão recontar a história e imitar o mar calmo e depois mais e mais revolto, sacudindo o TNT e jogando assim o barquinho de um lado para outro (apenas lhes diga que ninguém pode deixar o barco cair).
Peça-os também para se balançarem, conforme simulam o movimento das ondas, imitando os discípulos dentro do barco. No momento em que chegarem nessa parte da narrativa, imite a voz de Jesus ordenando que o vento e as ondas se acalmem. Assim, as crianças pararão de sacudir o tecido imediatamente e repetir o versículo do Memorizando: “Jesus respondeu: – Tenham fé em Deus” (Marcos 11.22).
Fonte da Imagem: CEI Inconfidentes
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!