Lição 4 – Um mágico enganador é desmascarado
OBJETIVO
Saber que a mentira é filha do Diabo e não prevalece contra os que andam na Verdade, que é Jesus Cristo.
PONTO CENTRAL
Jesus é a verdade que nos liberta de todo engano!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade.” (Provérbios 12.22)
Querido (a) Professor (a), que lição necessária ensinaremos à nossa classe no próximo domingo. Desde já, se prepare mental e espiritualmente. Falar contra o engano, contra o Pai da mentira, anunciando a Verdade que é Jesus Cristo, sempre causa um abalo no mundo espiritual.
Nunca houve tantos “Elimas” em nosso meio, como no tempo presente: enganadores que usam o nome de Deus em busca da glória humana. O próprio Jesus nos alertou que assim seria, nos preparando para os últimos dias (Cf. Mc 13.22).
Busquemos mais do que nunca o dom de discernimento de espíritos e desde já, incentivemos os nossos pequeninos a fazerem o mesmo; não compactuando em nenhuma área da vida com a mentira ou a falsidade. Nem mesmo que seja, supostamente com “boas intenções” ou em prol de dar “bom testemunho”. Quantos já não se perderam nesse caminho? Sob o autoengano de estarem “protegendo” a Igreja do “escândalo”, ocultaram os seus pecados até serem consumidos por eles.
Portanto, durante o preparo dessa aula, busque ao Senhor. Caso sinta que há algum engano em sua vida, seja sob qual pretexto ou “boa intenção” for, clame ao Espírito Santo por essa situação. E não hesite em pedir ajuda de alguém confiável, se for necessário. Desmascarar a nossa própria carne é uma das tarefas mais difíceis que pode haver. Mas como o Senhor a valoriza; que potência gloriosa essa atitude tem. Incentivamo-la a ler em seu devocional alguns desses exemplos: 2 Crônicas 7.13,14; Salmos 32.3-5; Lucas 18. 9-14.
Também para o seu aprofundamento do texto base da aula, a comentarista da revista Lições Bíblicas Primários, a educadora Silviane Pereira, destaca o trecho da obra publicada pela CPAD sobre o estudo do livro de Atos, mui rica e um grande material de apoio, inclusive, para o tema deste trimestre.
“Paulo imediatamente reconheceu o verdadeiro caráter daquele homem. Então, fixou em Elimas um olhar penetrante, devido ao seu discernimento e indignação espirituais. Paulo disse? ‘Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?’
Lucas informa que o apóstolo não foi movido por paixão humana, porém, estava ‘cheio do Espírito Santo’. Como porta-voz de Deus, revelou ao apóstata seu verdadeiro estado íntimo. Assim, ele poderia reconhecer suas trevas e converter-se a Deus em tempo. Devemos imitar o apóstolo neste tipo de denúncia? Não. A não ser que tenhamos absoluta certeza de que Deus nos guia a falar assim. Se não, a atitude certa seria a descrita em Judas 19”. (PEARLMAN, Myer. Atos – Estudo do livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2021, pp.147,148).
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!