Lição 3 – O Poder do Espírito na vida de Pedro e João
A lição de hoje encontra-se em: Atos 4.23-31.
Tópicos da Lição:
1. A PREGAÇÃO DE PEDRO E JOÃO.
2. A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO EM MEIO À PERSEGUIÇÃO.
3. IRMÃOS UNIDOS EM ORAÇÃO.
A paz do Senhor, prezado(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes.
Na aula desta semana seus alunos aprenderão sobre a ousadia gerada pelo Espírito Santo no ministério de Pedro e João. Eles foram instrumentos do Espírito para que a mensagem do Evangelho chegasse a diversos lugares. Por essa razão, os discípulos sofreram muitas perseguições. Se eles não fossem dependentes de Deus, não suportariam as ameaças, prisões e açoites que sofreram nos primeiros anos da igreja. Mas tudo o que suportaram tornou-se muito proveitoso para que a Palavra de Deus se espalhasse por todo o mundo e, finalmente, chegasse até nós.
A lição aborda a pregação de Pedro como a primeira grande preleção dos apóstolos após o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2.14-47). Naquela ocasião, aproximadamente, três mil almas se converteram a Cristo (vv. 40, 41). Era a primeira grande manifestação do poder de Deus por meio dos apóstolos. Depois dessas coisas, Pedro e João estavam à porta do Templo quando estenderam as mãos sobre um aleijado que veio a ser curado após mais de quarenta anos preso naquela situação (At 3.1-8). Pedro e João forma encorajados pelo Espírito Santo para pregar o Evangelho, ainda que tivessem de enfrentar a prisão ou mesmo a morte. Após experimentarem o poder de Deus, eles tinham a convicção de que seriam instrumentos do Senhor para a salvação de milhares de pessoas.
O segundo momento que marca o ministério dos discípulos em razão da pregação do Evangelho é o fato de que a igreja orava ao Senhor para que eles fossem libertados da prisão. Deus agiu de forma maravilhosa e assim aconteceu, visto que as autoridades não tinham o que acusar para mantê-los no cárcere (At 4.14-22). Deus é fiel e escuta a oração de seus filhos, Ele sabe livrar os seus servos na hora certa.
O terceiro ponto a destacar nesta lição era a união dos irmãos da igreja primitiva. Eles vendiam suas propriedades e investiam o dinheiro para ajudar os irmãos necessitados e para sustento dos apóstolos que trabalhavam arduamente para que o Evangelho se espalhasse por toda a parte. Deus abençoou de tal forma que o livro de Atos relata que nenhum dos irmãos tinha falta de alguma coisa para o seu sustento (At 4.32-37). Que Deus ajude a igreja dos dias atuais a agir da mesma forma para alcançar aqueles que ainda estão perdidos!
Para fixar os ensinamentos ministrados nesta lição, reúna os seus alunos e converse sobre a relação do Batismo no Espírito Santo com a realização da Obra de Deus. Ressalte que o revestimento de poder é um aspecto indispensável para aqueles que realizam a evangelização, bem como o trabalho de missões na igreja. Aproveite o tema da aula e reúna seus alunos em forma de círculo para interceder pelos que estão enfrentando perseguições por causa da mensagem do Reino de Deus. enfatize que precisamos reconhecer a nossa dependência de Deus na realização da sua obra.
Que Deus abençoe o seu ministério!