Lição 3 – A lição das duas casas
TEXTO BÍBLICO
Mateus 7.24-27.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Compreender a importância de ouvir e praticar a Palavra de Deus.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão a lição das duas casas, uma parábola maravilhosa contada por Jesus parta ensinar os ouvintes a respeito da importância de não apenas ouvir, mas, também, praticar a Palavra de Deus (Tg 1.22). O Mestre, em muitas parábolas, ensinava aos seus seguidores sobre a importância de praticar a Palavra de Deus. Os fariseus e religiosos ensinavam as Escrituras apenas como relatos históricos ou regras cerimonias e costumes que tinham pouca relevância para a vida espiritual. Em contrapartida, nosso Senhor ensinava com autoridade (Mc 1.22). Ele sabia o que havia dentro do coração do homem e quais eram as suas maiores necessidades.
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. A pregação de Jesus sobre as duas casas mostra o contraste entre aqueles que praticavam a vontade de Deus e aqueles que eram meros ouvintes. Os fiéis praticantes da Palavra de Deus, representados pela casa alicerçada sobre a rocha, são as pessoas que ouvem a Palavra, refletem em seus ensinamentos e os praticam. Logo, o crente que se comporta dessa forma tem a fé fortalecida para enfrentar as tempestades, enxurradas, ondas e ventos da vida que batem com força a fim de levar a fé a desabar (Rm 10.17). Muitos esmorecem e desistem da fé em Jesus por causa dos problemas da vida ou porque pensam que o Evangelho tem o dever de resolver todas as suas dificuldades. Todavia, o Evangelho é o poder de Deus para salvação do pecado e da morte eterna (Rm 1.16). Devemos vencer os problemas e as dificuldades por meio do exercício sincero da fé em Jesus Cristo.
Em contrapartida, aqueles que não são fiéis à Palavra de Deus têm a sua fé representada pela casa edificada sobre a areia. Uma casa construída nessas condições não tem como suportar as tempestades, enxurradas, ondas e ventos da vida que batem com força e, por essa razão, vem a queda. Assim são as pessoas que esmorecem na fé por qualquer problema, pois não conseguem suportá-los em razão de não cumprirem com afinco a Palavra de Deus. A partir dessa história, nosso Senhor quis ensinar também aos seus seguidores sobre a consistência da nossa fé (2 Co 5.7; Hb 11.1, 6). Quanto mais cumprimos a vontade de Deus e somos obedientes às sua Palavra, maior será a nossa força para superar as dificuldades.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, elabore com os seus alunos as maquetes das duas casas. Na primeira, utilize isopor, papelão e pedras para construir um modelo de casa alicerçada sobre a rocha. Na segunda casa, utilize folhas de papel almaço, jornais, areia e outros materiais frágeis para elaborar a casa edificada sobre a areia. Coloque as duas casas dentro de uma bacia e derrame água. Seus alunos perceberão que a casa mais frágil edificada sobre a areia não suportará o peso da água. À medida que você derrama a água, explique aos alunos a história da lição e ressalte a importância de guardar a Palavra de Deus para termos uma fé consistente que nos leve a suportar as adversidades.
Tenha uma ótima aula!