Lição 3 – Paulo em sua Primeira Viagem Missionária
OBJETIVO
Que o aluno se sinta chamado por Deus para fazer a sua obra.
PONTO CENTRAL
Somos chamados por Deus para propagar o amor de Cristo!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores.” (Mateus 28.19a)
Querido (a) Professor (a), no próximo domingo vamos prosseguir no estudo sobre um dos mais marcantes testemunhos de transformação da história do cristianismo. Após o encontro de Saulo com Cristo, o “perseguidor” se tornou o maior dos perseguidos, cumprindo o que Jesus disse a seu respeito: “este é para mim um vaso escolhido […] E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (At 9.15,16).
Ao se entregar a Cristo e à sua comissão, Paulo sabia o caminho árduo que o esperava, afinal, ele mesmo organizava parte da adversidade dos cristãos e a conhecia muito bem. Apesar de nos emocionarmos e tantas vezes sermos abençoados, direta ou indiretamente, por Paulo, será que faríamos o mesmo que ele fez? Será que entregaríamos, sem reservas, tudo o que temos e somos mesmo sob ameaça de fome, perigos, prisões e espada? E frente aos desafios do nosso tempo, diante das nossas próprias limitações, será que temos de fato abraçado todo o propósito que Cristo tem para nós?
Por vezes, sem perceber, tornamos algumas áreas da nossa vida “inacessíveis” ao Espírito Santo. Seja devido àquela raiz de amargura que, embora saibamos ser como erva daninha, nos recusamos a cortar; seja pelo amor ou dom retido por medo de se machucar; por timidez ou preocupação em errar; por “falta de tempo”, habilidade ou qualquer outro empecilho que nos recusamos a superar.
Como seguidores de Jesus, precisamos ceder o nosso coração para amar aquilo que Ele ama, almejar o que Ele anseia, fazer em cada situação o que Ele faria. Oramos para que, através dessa aula, o Espírito Santo incendeie novamente o seu coração, tal como o de Paulo, de maneira irrestrita e irrevogável para entregar tudo por inteiro em prol da Salvação dos perdidos.
Além de todos os recursos pedagógicos sugeridos em sua revista, deixamos aqui também uma dinâmica, a fim de proporcionar maior compreensão e internalização do Ponto Central dessa aula: “Quando Jesus entra em um coração, há grande transformação!”
Tal como aplicamos esse recurso visual em outras ocasiões, podemos adaptá-lo a necessidade de nossa classe no momento, (abordando pecados que precisam ser tratados) e de acordo com o objetivo principal da lição.
Caso você já a tenha feito em sua classe, não se preocupe, além de a rotatividade das crianças ser constante, o Espírito Santo sempre atua trazendo algo novo, inspirando e falando com cada criança de maneira única e especial, assim como com você! Então, antes tudo permita, com sinceridade de coração, que Deus ministre essa aula e dinâmica primeiro na sua vida, a fim de que só então, a mensagem a atravesse, chegando a cada pequenino também.
Você vai precisar dos seguintes materiais (todos baratos e facilmente encontrados em supermercados e drogarias):
• Copo de vidro transparente
• Cloro / Água sanitária
• Água
• Iodo
Lembre-se de manter os produtos fora do alcance das crianças, antes, durante e depois da apresentação e de não deixar que elas os vejam em sua embalagem original.
Primeiramente, mostre o copo com água e vá pingando o iodo, explicando que o recipiente representa o coração de Saulo e de cada um de nós, quando não conhecemos a Cristo; a cada gota/atitude errada (você pode ir citando algumas que vê necessidade de tratar na sua classe), mais nos sujamos, afastando-nos de Deus.
Em seguida, pegue um pouco da água sanitária e, diga que apenas Jesus, a água da vida, pode purificar o nosso coração, pois Ele levou sobre si, na cruz, a culpa por todos os nossos pecados. Então, mostre o que aconteceu quando Saulo o conheceu, aceitando-o como Senhor e Salvador — vá derramando a água sanitária/cloro sobre o recipiente e o líquido voltará a ficar transparente.
Reforce a imensa transformação que Jesus causa na vida e atitudes de alguém, pedindo que eles mesmos citem exemplos: quem batia no colega, passa a não bater mais; quem era egoísta, passa a compartilhar o que tem etc.
Esta é uma simples ilustração, mas também muito marcante. No entanto, acima de qualquer recurso, dependemos do Espírito Santo para atingir os corações. Por isso, previamente ore pela sua classe, prepare-se para esta aula, treinando pelo menos duas vezes essa dinâmica, antes de apresentá-la, a fim de que tudo corra como o esperado.
Ao final da aula, ore com seus pequeninos, agradecendo ao Senhor por nos transformar e nos comissionar a um propósito tão glorioso que é propagar o seu amor!
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!