Lição 3 – Josué ajuda a Moisés
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar que Josué foi um grande ajudante.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Destacar que devemos ter coragem e ser obedientes como Josué.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “[…] Sejam fortes e não fiquem desanimados […]” (2 Crônicas 15.7).
Querida Professora, que alegria saber que você segue firme em seu ministério. Muitas vezes quando dizemos “sim” ao chamado do Senhor, pensamos que estaremos trabalhando para Ele, a fim de agradá-lo. E assim o é, mas não só. Se estivermos atuando de fato em nossa vocação, o benefício maior será para nós mesmos, pois fora do nosso propósito não há vida, apenas existência. Desta forma, cooperar na obra de Deus é prestar um serviço ao Pai e aos nossos irmãos, mas também é permitir a manifestação e atuação do seu amor em nós mesmos. Que você encontre a alegria verdadeira de servir ao Senhor com cada um de seus talentos!
Na próxima aula, vamos ensinar aos nossos pequenos que podemos ser ajudantes corajosos e obedientes como Josué. Lembre-se de que a criança aprende muito mais pelo exemplo, pelas coisas que observa, do que apenas por palavras. Portanto, caso você possua uma professora adjunta em classe, use o exemplo de vocês, sempre agradecendo uma à outra, dividindo as tarefas e mostrando às crianças como é bom poder contar com a ajuda de alguém.
Da mesma forma, distribua tarefas entre os seus alunos ao longo da aula, respeitando as capacidades da fase de desenvolvimento de cada um. Mesmo que seja guardando um brinquedo, ou só entregando a você um lápis para ser guardado, cada ato colaborativo deve ser reconhecido e valorizado.
Não subestime seus alunos, nem tampouco exija demais deles. É preciso ter muita paciência com os bebês na execução de um comando, sem apressá-los ou intervir na ação desnecessariamente. Ajude apenas se for realmente necessário, sendo solicitado ou consentido, mesmo que demore mais tempo.
A coordenação motora de seus alunos ainda tem muito a se desenvolver e cada pequeno gesto colabora para esse desenvolvimento. Portanto, ajuste as suas expectativas e não ceda à tentação de fazer tudo por eles. Eles gostam e precisam avançar na autonomia. E, mesmo que a tarefa não fique “cem porcento”, ela terá cumprido o seu propósito, tanto motor, quanto cognitivo e relacional. Aprender que é bom ajudar é muito mais importante do que conseguir realizar ou não tal comando. Essa preciosa lição será necessária e útil por toda as suas vidas!
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!
Abraço fraterno,