Lição 2 – Miriã ajuda a mamãe
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar que Miriã ajudou a mamãe a cuidar do irmãozinho.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Explicar que Miriã tomou conta do irmãozinho quando ele estava no cestinho dentro do rio.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “[…]Obedecer sempre ao seu pai e a sua mãe porque Deus gosta disso” (Colossenses 3.20).
Querida Professora, como você está? É uma alegria encontrá-la lendo essas linhas. Enquanto você se ocupa do Reino, certamente, Jesus cuida da sua vida com zelo incomparável. Oramos para que Ele a fortaleça e proveja em glória todas as suas necessidades (Fp 4.19).
Seguindo a temática central do nosso trimestre, por meio da história de Miriã, na próxima aula exemplificaremos aos pequeninos que uma simples ajuda deles pode ser importante para os seus pais e para toda a sua família. Que oportunidade preciosa, não é mesmo?
Como já explicado em outra ocasião, o cérebro dos bebês é extremamente potente, “turbinado” pelo Criador para comportar uma gama enorme de aprendizados. Contudo, contraditoriamente, é justo nessa fase da vida que os adultos mais subestimam essa capacidade. Não por mal, mas de fato por acreditarem que crianças tão pequenas não são capazes de entender determinadas coisas – as quais muitas vezes elas já percebem, absorvem e até reagem. Por isso, acredite no seu trabalho, no ministério de ensino aos pequeninos! Ele tem grande valor!
Em certa ocasião, pais de um bebê com quase dois anos de idade, contou admirados que flagraram o filho brincando de “igreja”, enquanto ele cantava um hino antigo. Naturalmente, com aquele vocabulário peculiar (e fofo!), mas vejam que precioso relato. Os pais ainda não haviam se dado conta do potencial de aprendizado desta faixa etária e da importância de investir também, desde cedo, na educação espiritual.
Fico pensando nos muitos testemunhos como esse e até desdobramentos mais impactantes, que por diferentes razões não chegam ao conhecimento dos professores de Escola Dominical. Muitas vezes, eles nem ficam sabendo dos frutos do seu intenso trabalho, em especial os professores do Berçário. Mas creia que Deus opera mesmo no silêncio.
Muitas sementes antes de romperem o solo, crescem primeiro para baixo, longe dos olhos de contemplação, mas firmando as suas raízes. Fato que ocorre também conosco em diferentes momentos da ida, não é mesmo?
nas quais sentimos que não saímos do lugar, que nada progrediu porque não houve uma mudança humanamente visível. Se esse for o seu caso, o Senhor manda te dizer: Confia! O barro não entende mesmo a obra do oleiro (Is 45.9).
Mas creia, professora, ainda que o seu trabalho pareça ser só laboral ou não render o tanto que você esperava, não desanime. O seu chamado é semear! Com a máxima qualidade que puder alcançar e do Senhor virá o crescimento e a colheita.
Como as crianças aprendem muito mais por observação e prática, do que só ouvindo a teoria, incentive os seus pequenos, dando-lhes pequenas tarefas ao longo da aula, destacando e parabenizando o seu empenho para realizá-la. É importante aqui destacar, que o foco não é eles conseguirem, mas se empenharem, por entenderem a importância e a satisfação que é ajudar – esse é o resultado que esperamos e muito significativo para essa faixa etária.
Abraço fraterno,