Lição 2 – De Perseguidor a Missionário
OBJETIVO
Que os alunos entendam que Jesus pode transformar qualquer pessoa.
PONTO CENTRAL
Quando Jesus entra em um coração, há grande transformação!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2 Coríntios 5.17)
Querido (a) Professor (a), como você está? É uma alegria encontrá-la lendo essas linhas. Enquanto você se ocupa do Reino, certamente Jesus cuida da sua vida com zelo incomparável. Oramos para que Ele a fortaleça e proveja em glória todas as suas necessidades (Fp 4.19).
Seguindo a temática central do nosso trimestre, por meio do testemunho de conversão do apóstolo Paulo, as crianças compreenderão que o amor de Jesus pode transformar qualquer pessoa. Como salientado no nosso Ponto Central e reforçaremos ao longo de todas as atividades pedagógicas no decorrer da aula: “Quando Jesus entra em um coração, há grande transformação!”
Você crê nessa verdade? Com o mesmo fervor do início da caminhada? Certamente, pode lhe vir à lembrança pessoas pelas quais você intercede e evangeliza há algum tempo, quem sabe até na sua própria família, mas sem que enxergue qualquer mudança favorável. Diante disso, o natural é desanimar. Contudo, permita que, por meio dessa lição, o Espírito Santo avive a fé em seu coração.
Por isso, sugerimos que, durante o seu preparo para essa aula, você reserve um tempo para orar, tanto pelas transformações genuínas que Cristo ainda quer operar em seu caráter, vida e coração, como também interceder por pessoas as quais muitos já desistiram, considerando-as “causas perdidas”. Clame, inclusive, em favor dos seus alunos (e suas famílias) que já não frequentam mais a Escola Dominical ou a igreja.
Lembre-se: você é representante de Cristo na terra, do bom pastor, que deixa as 99 ovelhas para ir atrás da que se perdeu, até encontrá-la (Lc 15.4-7).
Como bem sabemos, a fé transformadora vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). Portanto, veja quão significativo é o seu ministério! Através da sua vida, ensinando as Sagradas Escrituras, desde já, muitas crianças estão sendo transformadas, levando em si essa semente, a fim de também se tornarem agentes de mudança por meio do Evangelho.
Fico pensando nos muitos testemunhos impactantes, que por diferentes razões não chegam ao conhecimento dos professores de Escola Dominical. Muitas vezes, você nem fica sabendo dos frutos do seu trabalho.
Mas creia que Deus opera, mesmo no silêncio e no invisível. Muitas sementes antes de romperem o solo, crescem primeiro para baixo, longe dos olhos de contemplação, mas firmando e fortalecendo a parte principal: suas raízes. Fato que ocorre também conosco em diferentes momentos da vida, não é mesmo? Às vezes, em algumas áreas, sentimos que não saímos do lugar, que nada progrediu, que não houve mudança humanamente visível. Se esse for o seu caso, o Senhor manda te dizer: Confia! O barro não entende mesmo a obra do oleiro (Is 45.9). Mas creia, que nenhuma das promessas de Deus sobre a sua história cairão.
A fim de aprofundar o seu momento devocional e busca do Espírito Santo, destacamos abaixo o trecho de duas obras publicadas pela CPAD, relacionadas ao tema central do trimestre e que, portanto, podem enriquecer muito as suas aulas, assim como a sua vida e ministério.
“O mundo é o campo em que Deus opera. E está cheio dos seus instrumentos. Cada ser humano pode ser transformado em instrumento de Deus. O Senhor vê tudo e sabe onde achar vasos para seu serviço.
Dois fatos ocorrem nas conversões: o homem recebe um poderoso Salvador e Deus um servo dedicado. Podemos testificar que achamos um grande Salvador? E o Senhor? Pode testificar que, em nós, achou um servo fiel? (PEARLMAN, Myer. Atos – Estudo do livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2021, p. 117).
“[…] No ano 35 da Era Cristã, quando se deu a sua conversão, Paulo começou a exercer o ministério tripartido de pregador, apóstolo e mestre (1 Tm 2.7). Sua vida pode ser dividida em quatro fases: (1) os anos relativamente silenciosos, provavelmente 10 a 12 anos; (2) o trabalho em Antioquia; (3) as viagens missionárias; e (4) as prisões. […] (ZIBORDI, Ciro Sanches. Procuram-se pregadores como Paulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p. 50).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!