Lição 1 – A Promessa do Derramamento do Espírito Santo
A lição de hoje encontra-se em: Joel 2.28, 29.
Tópicos da Lição:
1. UMA PROMESSA PARA OS ÚLTIMOS DIAS
2. A PROMESSA DO ESPÍRITO NOS EVANGELHOS
3. “ATÉ QUE O PODER DE CIMA VENHA SOBRE VOCÊS”
A paz do Senhor, querido prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo com a revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes. Neste trimestre, estudaremos sobre o Batismo no Espírito Santo. Nesta lição, veremos que a promessa do batismo no Espírito foi anunciada pelo profeta Joel, muitos anos antes de Cristo vir a este mundo. Até mesmo o próprio Senhor Jesus, durante os últimos dias de seu ministério terreno, confirmou essa promessa e orientou aos seus discípulos que permanecessem em Jerusalém até que do Alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49). Finalmente, no dia de Pentecoste, a promessa do Espírito se cumpriu e todos os discípulos que perseveraram na fé foram revestidos de poder e começaram a falar em outras línguas pela capacitação do Espírito Santo.
A promessa do Espírito, diferentemente do que os apóstolos imaginavam no início da Igreja Primitiva, não estava restrita aos israelitas convertidos. Essa promessa de Deus está disponível a todos os que creem. Até mesmo em nossos dias, há muitos que negam ou rejeitam que seja possível viver a experiência do batismo no Espírito Santo nos moldes do que ocorreu no momento inicial da Igreja aqui na Terra. No entanto, trata-se de uma promessa que não faz acepção de pessoas nem distinção étnica, racial ou social. O Senhor prometeu enviar a promessa sobre filhos e filhas, servos e servas, em todos os lugares (Jl 2.28,29).
De acordo a Bíblia de Estudo Pentecostal:
“1. O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar;
2. Um dos alvos principais de Cristo na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24.49; At 1.4,5,8);
3. O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: ‘Recebi o Espírito Santo’ (Jo 20.22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser ‘’revestidos de poder’ pelo Espírito Santo (Lc 24.49; cf. At 1.5,8). Portanto, messe batismo é uma experiência subsequente à regeneração (11.17; 19.6)” (CPAD, 1995, p. 1627).
Professor(a), para fixar os ensinamentos tratados nesta lição, inicie o trimestre conversando com seus alunos sobre a experiência do batismo no Espírito Santo. Pergunte se eles já tiveram a experiência espiritual. Mostre a importância do batismo para a vida cristã e abra espaço para os seus alunos perguntarem como ocorre o batismo.
Tenha uma excelente aula!