Lição 13 – O Futuro da Igreja
A lição de hoje encontra-se em: Apocalipse 21.1-8.
Tópicos da Lição:
1. PROMESSA DE REDENÇÃO.
2. A IGREJA ARREBATADA.
3. A IGREJA NA ETERNIDADE.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Estamos finalizando mais um trimestre com os estudos da revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes. É com muita alegria que estudamos o assunto “Eclesiologia”, isto é, o estudo sobre a igreja. Durante o trimestre, seus alunos aprenderam sobre a igreja como Corpo de Cristo, bem como organismo vivo e representante de Deus neste mundo. E, para finalizarmos o nosso estudo, observaremos nesta última lição o futuro da igreja. Deus tem um futuro de bênçãos para a Igreja ao seu lado na eternidade. Mas antes que chegue o grande Dia da Volta do Senhor, há alguns eventos que ocorrerão como cumprindo das Escrituras Sagradas.
Antes de mencionarmos sobre a Volta do Senhor e o Arrebatamento da Igreja é importante ressaltar que há uma promessa firmada para a Igreja. O próprio Senhor Jesus a fez quando este reunido com os seus discípulos. Ele disse que estaria preparando lugar para os seus discípulos para que onde Ele estivesse os seus amigos estivessem também (Jo 14.3). A promessa de redenção deveria também ser aguardada com esperança pela Igreja e nutrida pela observação da sua santa Palavra (Mt 25.13). Como exemplo de vigilância, os cristãos deveriam permanecer alertas quanto aos sinais que precederiam a Vinda de nosso Senhor. Esses mesmos sinais estão se cumprindo diariamente e são a prova cabal de que o tempo dos acontecimentos finais se aproxima.
De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe, “A Segunda Vinda de Cristo inclui duas fases: a sua vinda nos ares, para buscar os seus no arrebatamento (Jo 14.3; 1 Co 15.51-53; 1 Ts 4.13-18; Ap 16.15), e a sua vinda para governar sobre as nações do mundo (Zc 14.1; Ap 20.4-6).
A época do arrebatamento é uma questão para a qual são possíveis três respostas: pode ser imediatamente anterior à Grande Tribulação — a visão do arrebatamento pré-tribulacionista; no meio da Tribulação — a visão do arrebatamento no meio da tribulação; ou depois do período principal da Grande Tribulação, mas antes das sete últimas pragas – a visão do arrebatamento pós-tribulacionista. O importante, e nesse ponto todos os pré-milenialistas concordam, é que as Escrituras, tanto as do Antigo Testamento quando as do Novo Testamento, ensinam que Cristo irá governar sobre a terra no seu reino milenar. Eles baseiam as suas conclusões em uma interpretação gramatical e histórica tanto das profecias cumpridas quando das não cumpridas, do Antigo e do Novo Testamento” (CPAD, 2006, p. 491).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, organize com os alunos alguns cartões que apresentam os acontecimentos finais que precederão o destino da Igreja na eternidade. Faça uma linha temporal no quadro e peça aos alunos que fixem os cartões na ordem correta do tempo. À medida que os alunos fixarem os cartões de acordo com o que aprenderam na lição, explique os acontecimentos e corrija se, porventura, eles entenderam alguma informação na ordem errada.
Boa aula!