Lição 13 – Jesus Alimenta Nosso Corpo e Espírito
OBJETIVO
Que o aluno saiba que o Espírito Santo nos provê o alimento físico e espiritual.
PONTO CENTRAL
Enchei-vos do Espírito!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (João 14.16 – ARC)
Querido (a) Professor (a), parabéns por ter chegado ao final de mais um trimestre, cumprindo o chamado do Senhor em sua vida!
Muitas vezes nos detemos a pensar tanto nas circunstâncias adversas, impossibilidades e dificuldades e fixamos nosso pensamento nelas por horas e até dias. Entretanto, culturalmente, não temos por hábito fazer o mesmo quanto aos motivos para agradecer, para ter esperança; refletir sobre as dádivas diárias e conquistas.
Geralmente, até oramos agradecendo de forma genérica pelas bênçãos, mas será que damos aos motivos bons o mesmo foco, atenção e grau de importância que o fazemos às preocupações? Reflitamos sobre isso e façamos um esforço consciente para agir diferente. A começar agora, no encerrar de mais um ciclo. Portanto, dedique um tempo para o seu devocional e preparo para a próxima aula.
Quais foram as bênçãos alcançadas neste trimestre em classe? O desenvolvimento ou chegada de algum aluno em especial, os testemunhos, progressos, tanto seus, como também de seus pequeninos. Que tal listá-los? Esse exercício simples é capaz de exercer um papel muito saudável em todos os âmbitos da nossa vida, inclusive física e emocionalmente.
Hoje já é comprovado cientificamente por meio da neurociência que quando temos sentimentos de gratidão, por exemplo, estimulamos o “sistema de recompensa” do nosso cérebro, que gera a sensação de bem-estar em relação às emoções, combatendo e prevenindo sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Veja a magnificência do nosso Criador. Ele nos criou dessa forma extraordinária. Quando o cérebro humano compreende, se detém sentindo e refletindo sobre algo bom que aconteceu, é liberada uma substância chamada dopamina.
Quando já acordamos cansados, desanimados, com falta de entusiasmo e energia significa que estamos com níveis baixos de dopamina. Esse neurotransmissor é encarregado da sensação de recompensa e de prazer no corpo humano. Por isso, além de gerar bem-estar ele também nos impulsiona, estimula fisiologicamente a prosseguir em direção a outras metas, objetivos e necessidades.
Que tal estimular seus alunos a aderirem a esse hábito maravilhoso? Após aplicar todo o conteúdo pedagógico sugerido em sua revista, procure realizar esta atividade junto a classe. Vocês podem confeccionar um grande cartaz ou mesmo ir escrevendo no quadro o que ocorreu na ED nesses últimos meses que os alegraram e desejam agradecer. Peça que falem (ou escrevam) um motivo por vez, até que todos participem. Tal atividade pode ocorrer também de maneira informal, durante o piquenique proposto como encerramento do trimestre na sessão “A Arte de Ensinar”.
Ao final desse momento, ore com a classe, materializando toda essa gratidão e pedindo um novo trimestre de estudos da Palavra de Deus ainda mais abençoado!
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!