Lição 13 – Dorcas faz roupas para os pobres
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Apresentar o conceito de bondade.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Mostrar que ser bom com as pessoas é algo que agrada ao Papai do Céu.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “Felizes são aqueles que ajudam […]” (Salmos 41.1).
Querida Professora, como você está? Parabéns por ter chegado ao final de mais um trimestre, cumprindo o chamado do Senhor em sua vida!
Muitas vezes nos detemos a pensar tanto nas circunstâncias adversas, impossibilidades e dificuldades e fixamos nosso pensamento nelas por horas e até dias. Entretanto, culturalmente, não temos por hábito fazer o mesmo quanto aos motivos para agradecer, para ter esperança; refletir sobre as dádivas diárias e cada pequena conquista.
Geralmente, até oramos agradecendo de forma genérica pelas bênçãos, mas será que damos aos motivos bons o mesmo foco, atenção e grau de importância que o fazemos às preocupações? Reflitamos sobre isso e façamos um esforço consciente para agir diferente. A começar agora, no encerrar de mais um ciclo. Portanto, dedique um tempo para o seu devocional e preparo para a próxima aula.
Quais foram as bênçãos alcançadas neste trimestre em classe? O desenvolvimento ou chegada de algum aluno em especial, os testemunhos das famílias, os progressos, tanto seus, como também de seus pequeninos. Que tal listá-los? Esse exercício simples é capaz de exercer um papel muito saudável em todos os âmbitos da nossa vida, inclusive física e emocionalmente.
Por meio da neurociência, hoje já é comprovado que quando temos sentimentos bons como o de gratidão, por exemplo, estimulamos o “sistema de recompensa” do nosso cérebro, que gera a sensação de bem-estar em relação às emoções, combatendo e prevenindo sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Veja a magnificência do nosso Criador. Ele nos criou dessa forma extraordinária. Quando o cérebro humano compreende, se detém sentindo e refletindo sobre algo bom que aconteceu, é liberada uma substância chamada dopamina.
Quando já acordamos cansados, desanimados, com falta de entusiasmo e energia significa que estamos com níveis baixos de dopamina. Esse neurotransmissor é encarregado da sensação de recompensa e de prazer no corpo humano. Por isso, além de gerar bem-estar ele também nos impulsiona, estimula fisiologicamente a prosseguir em direção a outras metas, objetivos e necessidades.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula e até o próximo trimestre!
Abraço fraterno, Paula Renata Santos