Lição 12 – A Missão da Igreja
A lição de hoje encontra-se em: Efésios 4.11-16.
Tópicos da Lição:
1. A IGREJA DISCIPULADORA.
2. A IGREJA EVANGELIZADORA.
3. UMA IGREJA MISSIONÁRIA.
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
A lição desta semana tem como assunto central a missão que o Senhor Jesus outorgou aos seus discípulos: pregar o Evangelho a toda a criatura e fazer discípulos de todas as nações (Mt 28.19,20; Mc 16.15). Nesta lição, veremos o que significa discipular alguém, como devemos evangelizar e qual é a maior missão da igreja. Entender esses conceitos é fundamental para que os seus alunos estejam dispostos a cumprir o chamado divino para pregar o Evangelho a toda criatura. Cumprir essa missão faz parte do nosso desejo de adorar ao Senhor. Quando a igreja evangeliza o nome do Senhor é glorificado e anunciado em todos os lugares e a todos os tipos de pessoas.
Além disso, o Senhor também nos encarregou de cuidar das pessoas que aceitaram a fé recentemente e estão sob os nossos cuidados. Sendo assim, zelar pela vida espiritual dos novos convertidos não é um papel exclusivo de quem exerce a liderança dos departamentos ou mesmo do pastor da igreja. Todos os crentes são chamados a trabalhar pelo bem-estar espiritual dos irmãos em Cristo, principalmente, daqueles que são novos na fé. Portanto, devemos preservar o compromisso com o acolhimento e o discipulado. De acordo com o Dicionário Houaiss, a palavra “acolhimento” significa oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico. Significa também dar hospitalidade, receber, aceitar, dar crédito, levar em consideração.
Nesse sentido, o acolhimento trata-se de um dever da igreja, porquanto, o que mais as pessoas estão procurando nas diversas religiões é o abrigo, o refúgio, o direito de serem aceitas. O Senhor Jesus disse aos seus discípulos que “Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim” (Jo 6.37). O Mestre não rejeita as pessoas que o procuram com o coração sincero. Ele deseja acolhê-las, recebê-las em seu Reino de amor e libertá-las das amarras do pecado. Do mesmo modo, a Igreja deve manter a postura como família chamada por Deus nestes últimos dias para amar e alcançar os perdidos e abandonados.
De acordo com a Declaração de Fé das Assembleias de Deus:
[…] Entendemos que é responsabilidade da igreja a obra missionária. A edificação é realizada por meio do ensino da Palavra nas reuniões apropriadas da Igreja, como o culto de ensino, da escola bíblica dominical. A edificação também exerce o ministério de socorro e misericórdia, que inclui os pobres e os necessitados, e não somente dos seus membros, mas também dos não membros. Enquanto membros da Igreja, somos o sal da terra, proporcionando o sabor à vida e evitando a putrefação da sociedade ao combatermos o pecado e a corrupção. A Igreja tem o papel de ser a luz do mundo, e essa luz resplandece por meio de nossas boas obras. Ensinamos que, para a consecução da sua missão, o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja no dia de Pentecostes, e Cristo concedeu líderes para servir à Igreja: ‘Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do Corpo de Cristo’ (Ef 4.12)” (CPAD, 2017, p. 123).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, organize um painel em sala de aula. Convide os irmãos que fazem parte do departamento de evangelismo e missões da sua Igreja. Se não houver esse departamento específico, convide alguns irmãos que já trabalharam ou trabalham com Missões. Peça que cada um deles faça um breve relato da experiência no campo missionário ou mesmo em trabalhar neste departamento da Igreja. Permita um momento ao final da aula para que os alunos façam perguntas aos irmãos convidados. Depois, reforce a urgência desse trabalho ser desempenhado pela igreja nesses últimos dias.
Ótima aula!