Lição 10 – Quando os pais sepultam os seus filhos
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – A FAMÍLIA DE JÓ
II – LIDANDO COM A MORTE DENTRO DA FAMÍLIA
III – OS CRISTÃOS E O LUTO
CONCLUSÃO
A presente lição apresenta três objetivos para os professores:
1. Descrever a família de Jó;
2. Refletir a respeito de como lidar com a morte na família;
3. Conscientizar de como os cristãos devem enfrentar a perda na família;
Na lição do próximo domingo, veremos que o patriarca Jó precisou lidar com a morte de seus filhos, fugindo da “ordem”, quando os filhos enterram seus pais. Não queremos dizer que esta seja uma tarefa fácil. Lidar com a morte é um trabalho difícil. Desde Adão, a morte está presente na vida da humanidade. Ela não é um fenômeno natural na vida humana. Do ponto de vista da Bíblia, a morte é a maldição divina contra o pecado e só Jesus Cristo foi capaz de cravar essa maldição na cruz do Calvário. A realidade da morte deu ao ser humano a oportunidade de entender o significado da vida.
A respeito do conceito bíblico sobre a morte, estudado nesta lição, o pastor Elienai Cabral, comentarista das Lições Bíblicas Adultos, esclarece-nos:
“O conceito bíblico sobre a morte declara que ‘a morte não é um fenômeno natural na vida humana’. Na perspectiva bíblica, ‘morte’ aparece no grego bíblico como thanatos, que significa ‘separação, cessação da vida física’. Não podemos aprofundar esse assunto porque estamos, de fato, querendo saber como se enfrenta a morte quando ela nos surpreende na vida cotidiana. Quando tudo parecia normal, a morte surpreendeu a Jó e a sua esposa. Como crentes em Cristo, devemos encarar a realidade da morte com a confiança de que, quando a vida cessar, não nos reterá na sepultura, mas servirá como trampolim para a vida eterna (Jo 5.24). Todos ficamos perplexos ante a morte quando ela nos pega de surpresa.”
(CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp. 120,121.)