Lição 10 – Sofonias, o profeta do juízo
TEXTO BÍBLICO
Sofonias 3.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar o compromisso do profeta Sofonias com a integridade e obediência aos mandamentos do Senhor.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre o profeta Sofonias. Ele foi levantado por Deus para alertar os judeus a respeito do compromisso com a Lei do Senhor. Mais uma vez, o povo encontrava-se distante dos caminhos de Deus, vivendo de forma egoísta e materialista. Os príncipes, os juízes, os profetas e os sacerdotes viviam de forma corrompida. Diante desse caos espiritual, o profeta Sofonias se posicionou de maneira ousada e se esforçou muito para levar o povo ao arrependimento. A pregação de Sofonias era muito simples: Deus julgará a nação por causa da sua desobediência, mas terá misericórdia dos fiéis (Sf 1.14-17).
Nos dias de Sofonias, o sacerdote encontrou o Livro da Lei e o rei ordenou que a adoração a Deus fosse renovada (2 Rs 23.1-20). O posicionamento da liderança judaica em resposta à Lei de Deus trouxe o renovo do compromisso do povo com a vontade de Deus. Então o Senhor revelou ao profeta que se levantaria um povo justo que invocaria o seu nome com sinceridade. Esse povo viria de longe e seria formado por verdadeiros adoradores que levaria a sério o compromisso com a Palavra de Deus.
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, vale ressaltar a condição espiritual do povo de Deus. Note que a mensagem declarada pelo profeta não era estranha aos ouvidos dos líderes da nação. Eles sabiam que estavam em desobediência para com Deus há um bom tempo. Esse comportamento contumaz trouxe vários prejuízos para o relacionamento da nação com Deus. De modo semelhante, o compromisso com Deus deve ser contínuo. A aceitação do pecado atrapalha a nossa relação com Deus, visto que não podemos nos acomodar no pecado (Rm 6.12,13). O pecado separa o homem de Deus não apenas por conta da herança pecaminosa que Adão deixou, mas, também, em razão da prática contínua no pecado. Deus espera que o seu povo se arrependa e torne à prática das primeiras obras (Ap 2.5).
Outro fator importante que deve ser considerado é o efeito da Palavra de Deus na vida espiritual da nação. Após a descoberta do Livro da Lei, os líderes da nação se voltaram para observar os ensinamentos revelados por Deus a Moisés. Esse evento trouxe renovação espiritual para toda a nação. A Palavra de Deus tem o poder de despertar a fé nos corações entristecidos e insensíveis para o arrependimento (At 3.19,20). A partir da ministração das Escrituras Sagradas, o Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo e, por fim, o pecador encontra a salvação (Jo 16.8). O mesmo acontece conosco, pois a Palavra de Deus aquece a nossa fé para que possamos, fervorosamente, servir a Deus.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, confeccione vários cartões com versículos da lição e fixe no quadro. Os alunos deverão ler várias vezes os versículos e memorizar as referências. Em seguida, escolha um aluno e utilize um lenço para vendá-lo. À medida que você lê um dos versículos que está no cartão fixado no quadro, o aluno vendado deve dizer em qual referência se encontra localizado o respectivo versículo. Utilize versículos de fácil memorização. Ao final, ressalte a importância de conhecermos a Palavra de Deus para termos uma fé avivada.
Tenha uma excelente aula!