Lição 8 – Jesus cura o paralítico do tanque
Assunto da Lição: Cura divina
Para memorizar: “[…] Ele levou as nossas doenças e carregou as nossas enfermidades.” (Mateus 8.17).
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão crer que Jesus se importa conosco, assim como se importou com o paralítico; e explicar que devemos ser agradecidos a Deus por tudo o que Ele faz por nós. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
“‘Queres ficar são?’ (Jo 5.1–6). O tanque de Betesda era um ponto de encontro de enfermos, que esperavam beneficiar-se de suas águas curativas. João concentrou-se em um homem que estivera paralisado durante a maior parte da vida. Embora a história não seja simbólica, a situação e o diálogo entre Jesus e o homem estão cheios de implicações para nós.
Considere a pergunta de Jesus: ‘Queres ficar são?’ Podemos responder pelo homem: ‘Claro!’ Mas pense a respeito. Durante cerca de trinta e oito anos, o paralítico vivera uma vida dependente. Vivera mendigando, pois não podia trabalhar e ganhar dinheiro. Se fosse curado, quem lhe daria alimento? No judaísmo, era considerado um grande feito dar esmolas aos incapacitados. Mas não para os capazes, dos quais se esperava que trabalhassem!
Ser curado podia muito bem significar que o homem teria de cuidar de si mesmo. Portanto, a pergunta era pertinente.
É uma pergunta que temos de fazer a nós mesmos como cristãos. Queremos que Cristo cure as áreas de nossas vidas em que fomos prejudicados? Ou queremos continuar a sentir raiva e ressentimento, ou amargura, mágoa e traição? Muitos cristãos agarram-se firmemente às coisas que os paralisam espiritualmente. Cristo pode curar-nos destas coisas. Mas, se Ele o fizer, ficaremos sem desculpas para as escolhas que fizermos no futuro — e para as escolhas que fizemos no passado. Não seremos mais capazes de nos iludir e lamentar: ‘Não tenho culpa pela minha vida: a culpa é dos outros’.
Portanto, a pergunta de Jesus ecoa no nosso hoje: ‘Queres ficar são?’
‘Não tenho homem algum que… me coloque no tanque’ (Jo 1.7–9). O homem não respondeu a pergunta de Jesus. Em vez disso, ofereceu uma desculpa. ‘Sou sozinho. Não tenho ninguém. Não há ninguém aqui para me ajudar’.
Certamente podemos sentir pelo paralítico. Ao longo das décadas, a família na qual nascera havia morrido. Os amigos o tinham abandonado. Se ele tivera mulher ou filhos, eles também haviam partido. E, de certa maneira, por ser paralítico, nunca poderia se aproximar muito de ninguém. A sua limitação física também limitava a sua amizade.
Contudo, embora o que o homem dissesse fosse verdade, isto também era uma desculpa. ‘Não tenho homem algum que…’ significa ‘Não posso ajudar a mim mesmo’. E também significa: ‘Deus tampouco está aqui para trabalhar por mim’.
Jesus não deu atenção à desculpa. Ele disse ao homem: “Levanta-te… e anda”. Imediatamente a cura foi operada e ele se levantou e andou.
É assim conosco hoje. Jesus não vem a nós com uma solidariedade piegas, que aceita todas as nossas desculpas, nem geme dizendo ‘coitado…’ em harmonia conosco. Ele vem a nós com uma mensagem de vida e vitalidade. Sua mensagem para nós é ‘Levanta-te… e anda!’
Em Cristo, a cura é nossa.
Em Cristo, realmente temos Alguém.
Não alguém para nos arrastar de um lado para o outro num tapete. Mas alguém que possa trazer vida aos nossos membros e que, portanto, ordene: “Levanta-te… e anda”.
O homem obedeceu. E, ao obedecer, experimentou a cura que o precioso e bendito Senhor tinha para ele.
Quantos de nós fomos realmente curados por Jesus Cristo, mas, por não obedecermos a Sua ordem: ‘Levanta-te… e anda’, nunca experimentamos a cura? A obra de Deus em nossa vida é realizada apenas por Deus e pela graça. Mas só é experimentada quando obedecemos.”
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 673-74)
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.