Lição 8 – Miqueias, o profeta que anunciou a salvação
TEXTO BÍBLICO
Miqueias 4.5
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ensinar que a prática da Palavra de Deus é um compromisso do cristão.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na história da lição desta semana, veremos que o profeta Miqueias foi usado por Deus em tempos difíceis. O povo de Deus encontrava-se distante e descompromissado com os preceitos da lei mosaica. O exercício da religião era feito de forma relaxada, sem contar as injustiças e defraudações que eram praticadas tanto pelo povo quanto por seus governantes (Mq 2.1-3). Nesse cenário, o profeta Miqueias surge como prova da intervenção divina para alertar ao povo de que, se não houvesse arrependimento, eles sofreriam o castigo divino. Miqueias alertou ao povo de que o amor de Deus pelo pecador é permanente, porém, Ele abomina sus práticas pecaminosas (Mq 6.6-13).
Um momento específico e que ficou marcado no ministério de Miqueias foi o anúncio claro da chegada do Salvador. Assim como Isaías profetizou várias vezes a respeito do Messias, Miqueias também foi usado por Deus para descrever de forma precisa o nascimento do Salvador: “O Senhor Deus diz: — Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante” (Mq 5.2). Não é difícil compreender a quem o profeta se refere. Mesmo vivendo, aproximadamente, cerca de 740 anos antes de Cristo, Miqueias anunciou que da pequena aldeia de Belém, sairia aquele que seria o Rei de Israel e Salvador do mundo. Deus é Fiel, Ele cumpre tudo o que promete.
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar o cenário em que se encontravam os reinos de Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul). Ambos estavam relaxados quanto ao exercício da fé e suas lideranças eram permissivas quanto ao pecado, à maldade e à prática de injustiças em meio ao povo. Esse cenário não é diferente atualmente, pois muitos irmãos não são tão comprometidos com o Reino de Deus como deveriam ser. Além disso, vemos uma sociedade, cujos governantes não expressam o compromisso com os valores do Reino de Deus (2 Tm 3.1-9). Logo, como fez o profeta Miqueias, devemos nos colocar como profetas de Deus para anunciar que há salvação e restauração em Jesus Cristo (1 Tm 2.3,4).
Outro ensinamento que deve ser destacado aos seus alunos diz respeito ao juízo de Deus. Há muitas pessoas que não acreditam ou rejeitam a promessa de que o Senhor voltará a qualquer momento para buscar a sua igreja (1 Ts 5.2,3). Outros até zombam da fé cristã e desprezam a Palavra de Deus, mas, para aqueles que acreditam na esperança da vida eterna, há uma recompensa e Salvação que pode acontecer a qualquer momento. Portanto, neste tempo presente, é preciso mais do nunca, buscar o arrependimento de todas as obras más que tenhamos praticado de alguma forma. Além do arrependimento, precisamos anunciar aos pecadores que o tempo está próximo. Nosso Senhor voltará a qualquer momento para buscar seus servos. Importa buscar o quanto antes o arrependimento (Ap 22.10-12).
Método sugerido
Professor(a), organize uma pesquisa com os alunos. Eles deverão dividir a leitura do livro de Miqueias entre eles. Cada aluno deve ler um capítulo ou dois, dependendo da quantidade de alunos em classe. A ideia é identificar as profecias sobre o Messias e Salvação que estão no livro de Miqueias. Ajude seus alunos durante a pesquisa.
Tenha uma ótima aula!