Lição 8 – Davi: O pastor de ovelhas que se tornou rei
Leitura Bíblica: Atos 13.17-22
A mensagem: Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá. 1 Samuel 16.13
Objetivos:
ENSINAR a história de Davi, destacando que ele foi escolhido por Deus para liderar o seu povo;
MOTIVAR os adolescentes a terem força, coragem e fé em Deus, diante dos gigantes da vida;
MOSTRAR aos adolescentes que todas as promessas de Deus se cumprirão no tempo certo, porque Deus é fiel.
Samuel na casa de Jessé
Deus enviou Samuel à casa de Jessé, em Belém (1 Sm 16.1). Samuel obedeceu a ordem do Senhor e foi para a casa de Jessé com o objetivo de ungir um novo rei para Isarel. Todavia Jessé tinha muitos filhos e Samuel não sabia quem de fato seria o escolhido.
Então, ao receber a visita do profeta, Jessé começou apresentar seus filhos. Quando Samuel viu Eliabe, o filho mais velho, imaginou que esse fosse o escolhido de Deus, por ser alto e bonito (1 Sm 16.6) assim como Saul era (1 Sm 9.2). Entretanto, Deus nos vê de forma diferente. Ele viu o coração de Eliabe e o rejeitou (1 Sm 16.7). Não só ele, como também todos os filhos de Jessé apresentados a Samuel foram igualmente rejeitados (1 Sm 16.10).
A situação ficou um pouco constrangedora, pois Samuel foi a casa de Jessé para ungir um de seus filhos, todavia Deus rejeitou todos os que estavam presentes. Nesse momento, o profeta perguntou se realmente estavam todos os filhos ali ou se faltava mais algum. E, de fato, faltava o caçula, que apascentando as ovelhas (1 Sm 16.11). Samuel mandou chamar o jovem. Quando Davi chegou, Samuel teve a certeza de que ele era o escolhido por Deus e o ungiu como rei. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi (1 Sm 16.12,13).
(Texto do Comentarista Pr Rafael Luz).
Boa Aula!
A missão não pode parar!