Lição 7 – Jesus contou a história da boa semente
Assunto da Lição: Palavra de Deus
Para memorizar: “Guardo a tua Palavra no meu coração…” (Salmos 119.11a).
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão buscar conhecer o Papai do Céu através da leitura da Bíblia; e saber que devemos ter o coração pronto para receber a Palavra de Deus com alegria. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
“‘Saiu o semeador a semear’ (Mc 4.1–9). A primeira parábola que Jesus contou é familiar, talvez porque Ele a tenha interpretado depois, para que nós compreendêssemos o seu significado. O que o semeador semeou, espalhando as sementes com arremessos cuidadosamente medidos, era a Palavra de Deus. Embora algumas sementes caíssem em solo onde não cresceriam, certamente a Palavra produziria uma boa colheita.
Hoje, mais de 1.500 estações de rádio, centenas de emissoras de televisão e milhares de igrejas nos Estados Unidos transmitem a Palavra de Deus à nossa população. No entanto, recentemente eu percebi o quanto nós somos ineficientes, como comunicadores. A minha esposa ensina Literatura Americana, aqui na Flórida. Muitos dos nossos antigos escritores, impregnados da tradição Puritana, fizeram alusões à Bíblia em sua poesia e nas suas histórias. O que Sue percebe é que mesmo nas suas melhores classes, a maioria dos adolescentes é completamente ignorante sobre a Bíblia. Eles leem Huck Finn, mas não têm ideia do que Twain está falando quando menciona “Moisés e os juncos”. Eles jamais ouviram falar do Dilúvio, e um adolescente expressou admiração quando Sue explicou o nascimento virginal, ‘Isto realmente aconteceu?’
A imagem que Jesus usou foi a de um semeador, andando pelo seu próprio campo, e não a de um rei ou imperador, sentado no seu palácio e emitindo decretos. Qual é a diferença? O semeador possuía apenas um pequeno campo, mas o cultivava cuidadosamente. Ele mesmo caminhava onde espalhava a sua semente. Para que a transmissão da Palavra de Deus seja eficaz, nós precisamos espalhar as Boas Novas onde nós mesmos andamos. Apesar de todo o seu aparente poder, as rádios e televisões cristãs deixam de depositar a semente onde ela deve estar, para que cresça e produza frutos.
‘Os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada’ (Mc 4.10–20). Nesta parábola, a “semente” tem duplo significado. Ela se refere à palavra semeada, e ao solo no qual a semente caiu.
A parábola sugere que cada um de nós tem duas responsabilidades. Nós devemos semear a palavra quando andamos em nossos próprios campos. E devemos preparar os nossos próprios corações, de modo que, quando ouvirmos a Palavra, ela venha crescer e produzir uma colheita em nossas vidas.
‘Um semeador saiu a semear a sua semente’ (Lc 8.1–15). Esta parábola familiar também é contada em Mateus e Marcos. Em cada narração o foco está ou na semente, ou na terra na qual ela caiu.
Às vezes você e eu colocamos o foco no semeador — nós mesmos, os semeadores da Palavra de Deus. Nós somos essenciais. Mas os resultados dependem, acima de tudo, do poder inerente do Evangelho, e da natureza da terra na qual ela cai. Assim, você e eu podemos semear livremente. Em sua breve menção do semeador, esta parábola ajuda a apaziguar os medos como “Eu ainda não sei o suficiente”, ou “Eu posso dizer alguma coisa errada”. Tudo o que precisamos fazer é espalhar a semente. Deus trabalhará naqueles que ouvirem, para produzir a colheita, conforme a disposição que demonstrarem para responder positivamente.”
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 601, 632-33)
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.