Lição 05 – Ele tem poder sobre os demônios
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. EVIDÊNCIAS SOBRE A ATUAÇÃO DOS DEMÔNIOS NO ANTIGO TESTAMENTO
2. CARACTERÍSTICAS DOS DEMÔNIOS NO NOVO TESTAMENTO
3. A SUPERIORIDADE DO REINO DE DEUS SOBRE O IMPÉRIO DAS TREVAS
OBJETIVOS
APRESENTAR algumas evidências sobre a atuação dos demônios no Antigo Testamento;
SABER que a vinda de Cristo ao mundo e o cumprimento de sua missão significaram a derrota do Inimigo;
CONSCIENTIZAR a respeito da superioridade do Reino de Deus sobre o império das trevas.
Na aula passada, tratamos da Iluminação, a terceira etapa do processo criativo. Na aula de hoje, trazemos a quarta etapa desse processo.
Elaboração
Agora o processo está mais encorpado. Você tem uma ideia e está ansioso para ver exatamente como funciona. O próximo passo é escrever ou delinear a ideia completa. Mas primeiro, uma palavra de advertência. Às vezes você pode ficar tão empolgado com uma ideia que defende com todas as forças. O professor criativo precisa mostrar-se tolerante com a diversidade. A ideia não deve ser forçada em um molde preconcebido. Pode acontecer que alguém a incorpore e desenvolva de maneira completamente diferente.
Certa professora decidiu usar a teatralização como parte de uma lição sobre testemunho. O guia do professor não oferecia sugestões, assim ela se pôst a escrever uma — grande ideia. Enquanto escrevia, sua mente voltava às pessoas que tinham compartilhado Cristo com ela – o que vira em seus rostos, o que a linguagem corporal delas havia expressado. Uma senhora estava sentada ao lado dela no banco. O pastor pregou sobre a importância de falarmos sobre Jesus. No fim do sermão, a mulher se virou para a professora e, sem nem mesmo cumprimentá-la, olhou-a firmemente nos olhos e vociferou: “Você é salva?” A aspereza da pergunta a melindrou.
“Talvez seja útil”, pensou a professora, “não ter palavras nesta prática, mas ilustrar o que dizemos às pessoas mediante nossa linguagem corporal”. Ela abandonou sua dramatização e começou a refazer seus planos. Ela tinha desistido de tentar. Poderia ter sido mais fácil para e dizer: “Opa! Tenho de voltar a este trabalho de escrever uma teatralização ou nunca estarei pronta para domingo”.
Os escritores frequentemente relatam esta experiência. Anunciam depois de terem terminado algo: “Não pretendia dar a essa personagem um papel tão importante, mas ela se recusava a encarar os fatos”. Se a escritora tivesse se mantido muito inflexível, ela poderia ter considerado que a personagem é um engano e voltado à ideia original.
Trecho extraído de
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 36 – 37.
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.