Lição 5 – Oseias, o profeta da redenção.
LIÇÕES BÍBLICAS JUNIORES – SUBSÍDIO — 2º TRIMESTRE 2023.
LIÇÃO 5 – OSEIAS, O PROFETA DA REDENÇÃO.
TEXTO BÍBLICO
Oseias 6.1-3; 14.1-9
OBJETIVO DA LIÇÃO
Explicar que Deus ama seus servos como um pai amoroso que ama seus filhos.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana, seus alunos estudarão sobre o profeta Oseias. A Bíblia relata que o Senhor o chamou para trazer uma mensagem de arrependimento ao povo de Israel, naquele tempo, Reino do Norte, por haverem se afastado da Lei de Deus. A geração dos dias de Oseias havia se esquecido das promessas de Deus e fazia pouco caso de todos os milagres que Ele havia realizado em favor do seu povo. Oseias, de forma destemida, aconselha o povo a buscar conhecer verdadeiramente a Deus (Os 6.1-3). Para tanto, o primeiro passo era buscar o arrependimento de todo o coração. Caso contrário, eles experimentariam do castigo divino com o cativeiro assírio.
O que mais chama a atenção do leitor da história do profeta Oseias são dois aspectos relevantes. Em primeiro lugar, a chamada do profeta e a forma destemida como o Senhor o usou para alertar contra o pecado (Os 4—5). Como um profeta que teve origem no campo, ele não tinha demasiada instrução nem mesmo fazia parte da elite principesca de Israel. Contudo, o Senhor o capacitou com a ousadia necessária para protestar contra o pecado dos líderes da nação e para mostrar que a deterioração da fé e comunhão com o Senhor resultaria em consequências irreversíveis, se porventura, eles não se arrependessem (Os 8).
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, podemos considerar a insensibilidade das pessoas para ouvir a voz de Deus. Oseias foi chamado para pregar a um povo que não trazia à memória todos os benefícios que o Senhor havia feito à nação nos últimos anos (Sl 116.12), seja por meio de Moisés, com a libertação do Egito, ou mesmo pela prosperidade nos reinos de Davi e Salomão. A mensagem, incialmente,
é direcionada a trazer à memória do povo que o Senhor não mudou a forma como se relaciona com o seu povo. Ele continua sendo o mesmo Deus amoroso que cuida dos seus servos em qualquer situação. O mesmo ocorre em relação aos servos de Deus atualmente. Não podemos nos esquecer de que o Senhor não muda (Ml 3.6). Nós é que precisamos seguir o conselho do profeta, conhecendo e persistindo em conhecer o Senhor (Os 6.3).
Outra lição diz respeito ao chamado do profeta. Ele era um homem do campo que aprendeu com o Senhor a não se conformar com aquela situação. Deus usou o profeta, mesmo com pouca instrução, para alertar a nação de que a falta de temor e compromisso com os princípios da Lei de Deus resulta na decadência espiritual. A partir do exemplo do profeta, sinalize aos seus alunos que não podemos negligenciar uma vida de compromisso com os ensinamentos do Senhor Jesus, oração e temor (1 Pe 2.5). Precisamos buscar a face de Deus continuamente e manter o compromisso com a prática da Palavra (Os 6.3). Nutrir a fé com essas práticas fará com que tenhamos continuamente a vida espiritual avivada.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, confeccione com os alunos alguns cartões que identificam as práticas que expressam a falta de temor a Deus. Em contraste, confeccione cartões que representam o temor e compromisso com os princípios da Palavra de Deus. Ao final, peça aos alunos que levantem os cartões e ore com eles para que tenham uma vida espiritual avivada.
Tenha uma ótima aula!