Lição 4 – O profeta do cativeiro na Babilônia
TEXTO BÍBLICO
Daniel 1.1-21; 2.26-49
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar que Deus honra aqueles que são fiéis e obedientes à sua Palavra.
Caro(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre a história de um profeta que foi honrado por Deus, juntamente com seus amigos, porque primeiro soube honrar ao Senhor. Como recompensa pela dedicação e compromisso com a Lei, o Senhor fez desses quatro jovens os homens mais sábios e instruídos que havia em toda a Babilônia (Dn 1.17-20). Daniel, porém, além de sábio, recebeu a capacidade de interpretar sonhos revelados por Deus (v. 17). A graça de Deus foi tão grande sobre a vida desses jovens que eles ocuparam cargos de destaque no reino babilônio. Daniel, inclusive, se tornou um dos maiores governadores do império, sendo até mesmo reconhecido peles reis que viveram durante o cativeiro na Babilônia (Dn 2.48,49).
A história de Daniel e seus amigos começou a partir do momento em que eles decidiram não se contaminar com a dieta ordenada pelo rei. A decisão de se alimentar apenas com legumes durante os dez dias poderia trazer problemas para o servo que ficou responsável por cuidar dos jovens. No entanto, Deus honra aqueles que depositam a confiança inteiramente no Senhor. Ao final daquela experiência, os jovens se mostraram mais sábios, inteligentes e mais saudáveis do que todos os demais que havia na Babilônia (Dn 1.12-15). Ao longo da história do profeta Daniel podemos ver que a sua consagração a Deus foi honrada de modo que ele foi usado poderosamente, tanto para tornar conhecido o nome do Deus de Israel em toda a terra, quanto para revelar segredos ocultos da parte de Deus que serviriam como testemunho para a Igreja no fim dos tempos (Dn 2.27,28; 5.17; 10-12).
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, professor(a), considere o estilo de vida de Daniel e mostre aos seus alunos que Deus não muda. Desde os tempos antigos o Senhor continua a exigir dos seus servos uma vida consagrada, santificada, distante do pecado e disposta a servir a Deus (Lv 20.7; 1 Pe 1.15,16). A partir dessa conduta, Daniel e seus amigos receberam o poder de Deus e foram usados poderosamente para fazer a diferença no lugar onde estavam. O Senhor honra a fidelidade e obediência dos seus servos à Palavra Eterna.
Outra lição que deve ser ensinada aos seus alunos diz respeito a coragem daqueles jovens para servirem a Deus em uma terra distante de onde nasceram, em meio a uma cultura dominada pelo paganismo, onde as pessoas viviam completamente separadas de Deus. Mostre aos seus alunos que eles também são chamados a honrarem o nome do Senhor neste mundo (2 Tm 3.12; Tt 2.12). Estamos vivendo em meio a uma nova Babilônia, onde as pessoas vivem no pecado, separadas de Deus e estranham que os cristãos não vivam da mesma forma. Ressalte que Deus nos chamou para vivermos neste mundo como seguidores do Senhor Jesus, fazendo a diferença porque, de fato, somos diferentes. A Bíblia ensina que aquele que segue a Jesus deve andar como Ele andou (1 Jo 2.6).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição você pode levar um pão para a sala de aula. Utilize folhas de papelão e confeccione dois cardápios para os alunos. Divida a classe em dois grupos e entregue um cardápio para cada aluno. No cardápio, em vez de eles anotarem uma dieta, eles anotarão quais são as atitudes esperadas de um servo de Deus neste mundo para que o seu testemunho do Evangelho seja verdadeiro. Peça que anotem algumas atitudes e comportamentos que estão de acordo com as verdades do Evangelho.
Tenha uma ótima aula.