Lição 4 – Jesus cura dez leprosos
Assunto da Lição: Gratidão
Para memorizar: “Louvem a Deus e sejam agradecidos a Ele.” (Salmos 100.4b)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados aprender que devemos ser gratos a Deus por todas as coisas que Ele nos dá; entender que devemos demonstrar a nossa gratidão. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
Na aula passada, tratamos da Incubação, a segunda etapa do processo criativo. Na aula de hoje, trazemos a terceira etapa desse processo.
Iluminação
O terceiro passo é a fase do eureca! Depois de permitir que seus planos e ideias trabalhem em um nível inconsciente, algo muito especial pode acontecer. Na criatividade original, esta fase é absolutamente imperativa. De repente você sabe a solução. Uma luz se acende. Ou a iluminação pode vir em fragmentos ao longo da semana.
Arquimedes experimentou esta fase do eureca. Seu rei lhe deu a tarefa de determinar se uma coroa tinha, de fato, mais prata que ouro, embora tivesse a aparência de ouro. No século III a.C., o matemático e inventor Arquimedes não fazia ideia de como resolver o problema. Porém, um dia enquanto estava tomando banho, ele percebeu que seu corpo deslocava certa quantidade de água. Num instante ele soube como resolver o problema. “Eureca!”, gritou ele. Ele pesaria a coroa baseando-se em pesos iguais de ouro e de prata e compararia a quantidade de deslocamento quando cada um fosse colocado na água, e o rei receoso teria a resposta.
Arquimedes ficou reconhecido por um feliz acidente e, da mesma forma, o fizeram os fabricantes do sabão Ivory, quando muitas bolhas de ar ficaram todas agrupadas. As bolhas flutuavam, os usuários gostaram e o acidente ainda é comercializado.
Gosto de escrever pequenas histórias e ocasionalmente aceito fazer tal tarefa para uma editora cristã. O truque é desenvolver uma linha de história que apresente princípios cristãos como parte integrante, e não simplesmente colada à superfície da história como os pontos esparsos de um tecido suíço barato, ou alinhavada no fim.
Vez ou outra, quando tinha de dirigir uma hora para ir trabalhar, entre olhar o carro da polícia no retrovisor e parar num semáforo amarelo, eu percebia que a história que pretendia escrever tinha falhas e, imediatamente me ocorria uma solução formulada para o problema. Eureca! De modo muito insignificante, minha mente estava seguindo o mesmo padrão criativo que a mente de Arquimedes. A iluminação esclarece a incubação.
Claro que não acontecia com toda história e certamente não acontecerá com toda lição de Escola Dominical. Mas, quando acontece, os resultados são especiais. Como cristã, sinto que o Espírito Santo trabalha por meio destas experiências especiais – iluminação – e possivelmente Ele escolha trabalhar mais através de nós quando lhe damos tempo.
Trecho extraído de
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro : CPAD, 2003, p. 34 – 36.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.