Lição 04 – Ele pode nos transformar
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. AMOR, A BASE DA FÉ E DO NOVO NASCIMENTO
2. AS BASES DE NOSSO NOVO NASCIMENTO
3. POR QUE PRECISAMOS NASCER DE NOVO?
OBJETIVOS
SABER que o amor é a base da fé e do Novo Nascimento;
RECONHECER que a transformação radical do homem só é possível mediante a fé em Jesus;
COMPREENDER por que motivo precisamos nascer de novo.
Na aula passada, tratamos da Incubação, a segunda etapa do processo criativo. Na aula de hoje, trazemos a terceira etapa desse processo.
Iluminação
O terceiro passo é a fase do eureca! Depois de permitir que seus planos e ideias trabalhem em um nível inconsciente, algo muito especial pode acontecer. Na criatividade original, esta fase é absolutamente imperativa. De repente você sabe a solução. Uma luz se acende. Ou a iluminação pode vir em fragmentos ao longo da semana.
Arquimedes experimentou esta fase do eureca. Seu rei lhe deu a tarefa de determinar se uma coroa tinha, de fato, mais prata que ouro, embora tivesse a aparência de ouro. No século III a.C., o matemático e inventor Arquimedes não fazia ideia de como resolver o problema. Porém, um dia enquanto estava tomando banho, ele percebeu que seu corpo deslocava certa quantidade de água. Num instante ele soube como resolver o problema. “Eureca!”, gritou ele. Ele pesaria a coroa baseando-se em pesos iguais de ouro e de prata e compararia a quantidade de deslocamento quando cada um fosse colocado na água, e o rei receoso teria a resposta.
Arquimedes ficou reconhecido por um feliz acidente e, da mesma forma, o fizeram os fabricantes do sabão Ivory, quando muitas bolhas de ar ficaram todas agrupadas. As bolhas flutuavam, os usuários gostaram e o acidente ainda é comercializado.
Gosto de escrever pequenas histórias e ocasionalmente aceito fazer tal tarefa para uma editora cristã. O truque é desenvolver uma linha de história que apresente princípios cristãos como parte integrante, e não simplesmente colada à superfície da história como os pontos esparsos de um tecido suíço barato, ou alinhavada no fim.
Vez ou outra, quando tinha de dirigir uma hora para ir trabalhar, entre olhar o carro da polícia no retrovisor e parar num semáforo amarelo, eu percebia que a história que pretendia escrever tinha falhas e, imediatamente me ocorria uma solução formulada para o problema. Eureca! De modo muito insignificante, minha mente estava seguindo o mesmo padrão criativo que a mente de Arquimedes. A iluminação esclarece a incubação.
Claro que não acontecia com toda história e certamente não acontecerá com toda lição de Escola Dominical. Mas, quando acontece, os resultados são especiais. Como cristã, sinto que o Espírito Santo trabalha por meio destas experiências especiais – iluminação – e possivelmente Ele escolha trabalhar mais através de nós quando lhe damos tempo.
Trecho extraído de
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro : CPAD, 2003, p. 34 – 36.
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.