Lição 3 – Jesus ressuscita a filha de Jairo
Assunto da Lição: Fé
Para memorizar: “Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1.37)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão aprender que Jesus pode fazer uma pessoa morta viver novamente; e crer em Jesus, sabendo que Ele é bondoso para devolver a vida a alguém. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
Na aula passada, apresentamos o teste de formação de professor a fim de que você avaliasse o seu crescimento como professor. Na aula de hoje, trazemos a segunda etapa do processo criativo.
Incubação
Em um mundo ocupado em que a Escola Dominical ocorre uma vez por semana, dar tempo para a incubação ou descansar por um período é extremamente difícil. Esta é a ocasião depois da preparação quando você deixa as ideias se assentarem por um tempo em sua cabeça. É hora de não fazer nada. A mente está assimilando as novas concepções e processando-as, talvez mudando um pedacinho aqui, outro ali, talvez acrescentando algo que você não pensou conscientemente. Quando chegar a hora de finalizar o planejamento, os resultados serão melhores e mais criativos do que teriam sido se você tivesse trabalhado nele de uma só vez.
Na prática, isto pode significar ler toda a lição na tarde de domingo em preparação para a manhã de domingo da semana seguinte. Você saberá o que a matéria sugere, terá em mente o esboço básico da lição e saberá que deve estudar as Escrituras antes de ensiná-las a outrem. Peça a Deus que o ajude a personalizar a lição de tal forma que ela impressione ao máximo seus alunos e você. Depois, deixe-a de lado por vários dias. Deixe a preparação deslizar para a parte de trás de sua mente. Ao estudá-la novamente, por inteiro, e reunir o plano final, pode ser que você tenha novas ideias surgindo aparentemente do nada. Você deu tempo para que o Espírito trabalhasse em sua mente e isso acontece.
Parece perda de tempo? Descubra a vantagem quando você tiver os livros abertos à sua frente. Por que não fazer o estudo de uma só vez e verificar se vale a pena? Dê um mês de tempo para a experiência da incubação. Avalie os resultados e tome sua própria decisão.
Na próxima aula, trataremos da terceira etapa do processo criativo que é a iluminação.
Trecho extraído de
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro : CPAD, 2003, p. 23 – 34.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.