Lição 3 – O profeta da restauração de Israel
TEXTO BÍBLICO
Ezequiel 37.1-14
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ensinar que Deus opera para a restauração e preservação da comunhão espiritual com Ele.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, seus alunos estudarão a história de um profeta que foi chamado por Deus em uma época em que o povo de Deus estava morto espiritualmente e desacreditado de que haveria alguma restauração. Ezequiel era apenas um jovem quando foi levado para o cativeiro babilônio. Ele presenciou os males que sobrevieram ao povo de Deus por causa da desobediência e dureza de coração. O próprio Deus o havia revelado que ele seria usado para trazer uma mensagem para um povo rebelde, teimoso e que não pretendia se arrepender dos seus pecados (Ez 2.3-7). Todavia, o profeta não precisava temer, pois a Palavra do Senhor não volta vazia (Is 55.11). Deus conhece o futuro e sabia que não muito tempo depois, se levantaria uma geração disposta a ouvir e obedecer à sua Palavra.
O povo de Deus que estava na Babilônia encontrava-se desanimado, assim como os judeus que permaneceram em Judá depois da invasão. Mesmo contra todas as expectativas, Ezequiel é levantado por Deus para dizer que haveria uma restauração em Israel. Os que foram levados para o cativeiro voltariam a ser uma nação. A vida religiosa, bem como o Templo em Jerusalém seriam restaurados e a glória da segunda Casa seria maior do que a da primeira (Ag 2.9). Tudo isso foi revelado ao profeta a partir da visão que ele teve de um vale coberto de ossos secos (Ez 37). Na visão, os ossos se ligavam uns aos outros e, de forma milagrosa, os músculos, tendões e a pele foram restaurados de modo que se tornaram um corpo completo, porém sem vida. Após o Espírito de Deus soprar sobre os corpos, eles se tornaram um grande exército de pé.
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, professor(a), você pode ressaltar o desafio do chamado de Ezequiel. Ele teve de anunciar a mensagem de Deus para um povo que não queria ouvir. Semelhantemente, também anunciamos a mensagem do Evangelho a pessoas que desdenham ou fazem pouco caso, mas isso não significa que tenhamos que ficar chateados ou deixarmos de pregar a Palavra. Até mesmo o Senhor Jesus anunciou a mensagem do Reino a pessoas que o rejeitaram, e Ele afirmou que aquelas pessoas seriam julgadas pela Palavra que Ele estava anunciando (Jo 12.48). Logo, precisamos ter em mente que o nosso trabalho é anunciar o Evangelho com amor e dedicação. A missão de convencer as pessoas do erro é papel do Espírito Santo (Jo 16.8) e, quando elas rejeitam a mensagem, estão rejeitando a oportunidade de salvação e restauração que só pode ser alcançada em Jesus Cristo.
Outra lição importante que pode ser ensinada aos seus alunos diz respeito à restauração espiritual. O povo de Deus encontrava-se morto espiritualmente e distante do caminho de Deus. Essa situação foi representada na visão do vale coberto por ossos secos (Ez 37.12-14). À medida que o Espírito de Deus soprou sobre os ossos, eles se tornaram vivos e um grande exército estava de pé diante do vale. Deus estava mostrando ao profeta que haveria restauração e vida espiritual para o povo à medida que os cativos se voltassem para Deus. De modo semelhante, Deus espera que o seu povo atualmente se converta dos seus pecados para que seja restaurado espiritualmente. O Senhor Jesus afirmou que Ele é o pão vivo que desceu do céu. Quem se alimenta desse pão tem a vida eterna (Jo 6.33,50,51).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição você pode levar um pão para a sala de aula. De preferência, uma broa ou outro pão de formato maior para mostrar aos seus alunos. Em seguida, apresente os nutrientes do pão e a importância deles para o nosso organismo. Depois, ressalte que assim como o consumo do pão é proveitoso para o nosso organismo, Jesus também se revelou como o pão que alimenta a nossa alma e nos concede a vida eterna. De modo figurado, o Mestre quis ensinar que a fé e obediência aos seus ensinamentos resultam em vida eterna e saúde espiritual. Ao final, se preferir, você pode distribuir pães aos seus alunos e organizar um café da manhã.
Tenha uma ótima aula.