Lição 2 – Jesus oferece água da vida
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda que Jesus é a água da vida, o Salvador.
ESPAÇO DA PROFESSORA
“Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade…” (v.28). Aquela mulher não viera ali buscar água? Não fizera uma boa caminhada desde Samaria a Sicar, desprezando os filetes de água que fluíam abundantemente pelos flancos da montanha, porque fazia questão da água do poço de Jacó, um poço que se revestia de um caráter sagrado para os descendentes do patriarca? Não enfrentara ela o sol do meio-dia só para encher naquela fonte o seu cântaro?
Mas, de repente, ela deixa o jarro no poço, e volta à cidade sem ele. A água do poço de Jacó, parece, perdera para ela toda a sua importância. Ao entrar em contato com a Água Viva, a sua alma percebera instintivamente que ali estava a satisfação que sempre buscara. Naquele momento, a água da fonte de Jacó tomou as feições de todas as satisfações e realizações terrenas que até então ela perseguira, e muitas vezes obtivera, mas logo voltara a desejar, pois o seu poder satisfatório era parcial e temporário. Ela já bebera daquela água inúmeras vezes, e sempre voltara a ter sede…
Agora, porém, provara da água da vida, e a sua alma fora para sempre saciada. A vida eterna – a espécie de vida de Deus – começara a borbulhar dentro dela, e logo estava jorrando com tal fluidez, que ela não se pôde conter: foi correndo à cidade buscar outras pessoas para conhecer o Salvador. Por que perder tempo com aquele cântaro, se milhares de vasos de outra espécie precisavam ser cheios da mesma água viva que agora saltava em seu interior?” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
“Coloque uma jarra de água e alguns copos descartáveis numa mesa ou banco junto à porta. Ao cumprimentar cada criança que chega, pergunte-lhe se gostaria de tomar um copo d’água. Diga frases como: “Está com sede? Tome um pouco d’água. Pena que esta água não mate a sede para sempre. A gente bebe, mas daqui a pouco sente sede outra vez. Hoje vamos aprender sobre uma água especial, que mata a sede do coração para sempre!
Momento de ofertar
Estimule as crianças a contribuir, falando-lhes de alguma necessidade da classe (comprar giz de cera, papel, cola etc.). Esclareça que o dinheiro das ofertas é usado para comprar estas e outras coisas de que a igreja precisa. Cante um corinho adequado, enquanto um voluntário recolhe as ofertas” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES
Escreva em folhas de papel ofício o nome de Jesus. Utilize letras maiúsculas. Oriente as crianças para que elas colem bolinhas de papel crepom enfeitado o nome do Salvador.
Enquanto as crianças realizam a atividade diga que Deus nos ama muito, por isso Ele enviou Jesus ao mundo. Jesus é o nosso Salvador e somente Ele pode nos dar água da vida.
ATÉ LOGO
“Repita o versículo e o cântico com as crianças, e verifique se alguém gostaria de fazer a oração de encerramento, mas não force. Se uma criança for envergonhada neste particular, terá dificuldade para orar em público, mesmo quando for adulta” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!