Lição 1 – O Surgimento da Igreja
A lição de hoje encontra-se em: Efésios 3.8-13.
Tópicos da Lição:
1. O PROPÓSITO DE DEUS PARA A IGREJA
2. A IGREJA NA PLENITUDE DOS TEMPOS
3. IGREJA LOCAL E IGREJA UNIVERSAL
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo com a revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes. Esperamos que os ensinamentos de cada lição estudada até aqui estejam produzindo crescimento espiritual e intelectual em seus alunos. Neste novo trimestre, seus alunos aprenderão sobre a Igreja, um Lugar de Comunhão. A proposta dessa revista é que seus alunos vejam a igreja como um espaço muito especial onde possam desfrutar do aprendizado da Palavra de Deus, bem como da comunhão com os demais irmãos. É importante que, na fase em que estão atravessando, seus alunos encontrem o apoio espiritual e emocional que tanto precisam.
A pré-adolescência é uma fase de muitas mudanças e seus alunos precisam sentir que são aceitos nos grupos sociais que fazem parte. Se a igreja não for um lugar de acolhimento para os seus alunos, certamente, o mundo os abraçará. Por essa razão, temos um grande número de adolescentes que se desviam quando estão vivendo esta fase da vida. Mas Deus escolheu você para ensiná-los a como lidar com cada dificuldade. E para iniciarmos o estudo sobre a Igreja, é fundamental que seus alunos aprendam o porquê da existência da igreja e como ela surgiu.
Em primeiro lugar, é importante destacar que a Igreja não existe por conta própria. Ela está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas de que Jesus Cristo é pedra principal. Vejamos maiores detalhes do surgimento e alicerce da igreja neste mundo:
“A igreja somente poderá ser genuína se for alicerçada na revelação infalível, inspirada por Cristo aos primeiros apóstolos.
1. Os apóstolos do Novo Testamento foram os mensageiros originais, testemunhas e representantes autorizados do Senhor crucificado e ressurreto (Ef 2.20). Foram as pedras fundamentais da igreja, e sua mensagem encontra-se nos escritos do Novo Testamento, como testemunho original e fundamental do Evangelho de Cristo, válido para todas as épocas.
2. Todos os crentes e igrejas locais dependem das palavras, mensagem e da fé dos primeiros apóstolos, conforme estão registradas historicamente em Atos e nos seus escritos. A autoridade deles é conservada no Novo Testamento. As gerações posteriores da igreja têm o dever de obedecer à revelação apostólica e dar testemunho da sua verdade. O Evangelho concedido aos apóstolos do Novo Testamento, mediante o Espírito Santo, é a fonte permanente de vida, verdade e orientação à Igreja.
3. Todos os crentes e igrejas serão verdadeiros somente à medida em que fizerem a seguinte: a. Aceitar o ensino e revelação originais dos apóstolos a respeito do Evangelho, conforme o Novo Testamento registra, e procurar-se manter fiéis a eles (At 2.42). Rejeitar os ensinos dos apóstolos é rejeitar o próprio Senhor (Jo 16.13-15; 1 Co 14.36-38; Gl 1.9-11); b. continuar a missão e ministério apostólicos, comunicando continuamente sua mensagem ao mundo e à igreja, através da proclamação e ensino fiéis, no poder do Espírito (At 1.8; 2 Tm 1.8-14; Tt 1.7-9); c. Não somente crer na mensagem apostólica, mas também defendê-la e guardá-la contra todas as distorções ou alterações. A revelação dos apóstolos, conforme temos no Novo Testamento, nunca poderá ser substituída ou anulada por revelação, testemunho ou profecia posterior (At 2.27-31; 1 Tm 6.20)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1811).
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, divida a classe em dois grupos. O primeiro deverá detalhar os principais aspectos da Igreja Local e, o segundo, os principais aspectos da Igreja Universal, conforme o que aprenderam na aula de hoje. Em seguida, pergunte aos alunos quais são as características que a Igreja dos dias atuais precisa ter para que possa fazer a diferença e pregar a Palavra da Salvação a todos os que a precisam ouvir.
Tenha uma excelente aula!