Lição 12 – Jesus é pregado na cruz
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda que Jesus morreu na cruz para cumprir um plano do Papai do Céu para nos salvar. Ele morreu em nosso lugar.
PREZADA PROFESSORA
“Você já viu, pela lei, alguém ser condenado sem provas concretas? Com certo homem foi assim. Qual o seu crime? Teve chance de se defender? É triste dizer, mas a única ‘culpa’ que possuía era pregar o amor. Testemunhas a seu favor era o que mais tinha. Mas alguns não gostavam de suas atitudes, que para eles era motivo de escândalo ou ia contra os seus interesses. Testemunhas falsas apresentavam acusações de vários tipos. Chega o dia de seu julgamento. De um lado os fariseus, seus acusadores. Do outro, Pilatos; uma espécie de juiz naquele momento. Testemunhas presentes? Não possuía. Pilatos tentou encontrar culpa, mas não conseguiu: ‘Não acho culpa alguma neste homem’ (Lc 23.4). Infelizmente não teve jeito. Ao som de ‘crucifica-o, crucifica-o’, condenaram aquele que nenhum mal fez. À primeira vista, uma grande injustiça. Mas tudo que aconteceu com Jesus foi para que as Escrituras se cumprissem. E a cruz foi o castigo que recebeu em nosso lugar, simplesmente por nos amar” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
É HORA DE PLANEJAR
“Professora, a aula de hoje é muito importante, pois você ensinará a seus alunos acerca do sacrifício de Jesus. Ao falar sobre a crucificação, procure não enfatizar o sofrimento causado pelos açoites e pelos pregos, e sim a atitude de Jesus de se entregar em nosso lugar e suportar tudo aquilo por amor. É essencial que os alunos compreendam que a morte de Jesus fazia parte do plano de Deus, e foi para isso que Jesus foi enviado ao mundo.
Após receber seus alunos, ore com eles para iniciar a aula. Cante alguns louvores, dando preferência a cânticos que falem do amor de Deus por nós. Convide um aluno para recolher as ofertas e faça a marcação do plano de frequência. Em seguida, faça a atividade da seção “Espaço da Bíblia” e conte a história. Quando chegar ao momento em que Jesus faz a declaração que corresponde ao versículo de hoje, peça que a turma repita com você. Oriente os alunos na realização das atividades da revista e quando todos tiverem terminado, faça a atividade de fixação. Aproveite para relembrar o ponto mais importante da história de hoje: Jesus morreu na cruz para nos salvar porque nos ama” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
OFICINA DE IDEIAS
“Para que os alunos se lembrem da lição de hoje, faça com eles uma cruz usando a técnica de dobradura. Distribua uma folha de papel sulfite para cada aluno e diga-lhes que vocês farão a atividade juntos. Explique o passo a passo: 1. Una a ponta superior esquerda com a lateral direita e depois a ponta direita com a lateral esquerda, formando uma casinha. 2. Dobre ao meio, com as dobras para dentro. 3. Com a ponta para cima, faça duas dobras para marcar, dividindo em três partes. 4. Corte nas marcações. 5. Abra o papel maior e escreva a palavra SALVAÇÃO na vertical com hidrocor vermelho. Relembre aos alunos que Jesus morreu na cruz para nos dar a salvação” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Verifique se todos concluíram as atividades da revista de aluno. Guarde o material, corrija as revistas e escreva palavras animadoras em cada uma. Peça as crianças para ajudarem a colocar todo o material em ordem. Cante mais algum corinho e ore, despedindo as crianças e dizendo que espera por elas no próximo domingo. Diga aos visitantes o quanto a presença deles alegrou você.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!