Lição 12 – A Nova Jerusalém
A lição de hoje encontra-se em: Apocalipse 21.1-27.
Tópicos da Lição:
1. A NOVA JERUSALÉM GLORIOSA
2. OS MORADORES DESSA NOVA CIDADE
3. OS SALVOS E O CORDEIRO
A paz do Senhor, amigo(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre o momento mais esperado pelos crentes em toda a história: e entrada na Nova Jerusalém. A eternidade com Deus será a recompensa final para aqueles que dedicaram suas vidas à renúncia do pecado e à obediência às Sagradas Escrituras. Finalmente, os salvos desfrutarão da presença gloriosa do Senhor e estarão com Ele face a face. Nada mais poderá causar tristeza, angústia ou dor, pois as primeiras coisas são passadas, “eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).
A partir do estudo dessa lição, seus alunos conhecerão os aspectos da Nova Jerusalém, conhecerão as características dos moradores dessa nova cidade, e saberão que a interação dos salvos com o Cordeiro será perfeita. A seguir, veremos algumas informações pertinentes quanto a Nova Jerusalém, morada dos salvos:
“A Nova Jerusalém.
O novo céu e nova terra não são a terra do Milênio, nem a ‘Santa Cidade, a Nova Jerusalém, que descia do céu’ (Ap 21.2); é a Jerusalém milenial. Estamos, aqui, num período pós-milênio. Temos, aqui, ‘a Jerusalém que é de cima’ (Gl 4.26), a ‘Jerusalém Celestial’ (Hb 12.22). A nova Jerusalém é quadrada e tem a forma de um cubo que mede 2.200 quilômetros de cumprimento, largura e altura, feita internamente de ouro transparente, um tipo de material inexistente na terra. O muro da cidade tem 12 portas, 12 anjos nelas e mais os nomes das 12 tribos de Israel. Nos fundamentos do muro, constam ‘os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro’ (Ap 21.14), e esses fundamentos são adornados com pedras preciosas. A cidade não tem templo, pois o seu templo é Deus e o Cordeiro, e não necessita de sol nem de lua, pois o resplendor da glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Na nova Jerusalém, não haverá mais dor, nem tristeza, nem solidão, nem sofrimento: ‘E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas’ (Ap 21.4); isso não acontecerá, pois o próprio Deus habitará no meio do seu povo. É a nossa eterna bem-aventurança, pois o pecado será banido para sempre” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 200).
Professor(a), para fixar os ensinamentos da aula de hoje, solicite que os alunos construam em conjunto um “Glossário”. Cada aluno escolhe duas palavras e, depois de consultar o dicionário (leve dicionários para a sala de aula), os alunos registram as informações e, ao final, compartilham com os demais. Logo depois, explique aos alunos como essas informações se encaixam no contexto da temática da Lição.
Tenha uma ótima aula.