Lição 11 – O meu Amigo Jesus é poderoso
Assunto da Lição: Poder
Para memorizar: “Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1.37)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a compreender que Jesus tem poder sobre a morte e as doenças; e reconhecer que Jesus é poderoso. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
Algumas vezes, é possível variar a forma de contar a história, utilizando-se da participação das crianças. Nesta faixa etária, as histórias interativas contribuem muito para o aprendizado do aluno. O modo mais simples de fazê-lo é orientá-las a dizer certas frases que podem ser retidas enquanto você conta a história bíblica.
“A frase repetida pelas crianças pode, preferencialmente, enfatizar o ensinamento maior da história. Esta é uma atividade de fácil aplicação, contanto que as crianças tenham várias oportunidades de repetir suas falas. Vejamos um exemplo de como uma história pode ser adaptada para se tornar interativa. As palavras com letra maiúscula mostram em que partes da história as crianças participam. Elas esperam pelas palavras-chave que dizem que Jesus vai falar.
Um dia, Jesus estava caminhando junto ao mar, quando viu Pedro e André pescando com suas redes. Jesus disse: ‘VEM, SEGUE-ME’. Então Ele lhes disse: ‘…vos farei pescadores de homens’.
Pedro e André deixaram suas redes para trás e o seguiram. Jesus já tinha dois discípulos — Pedro e André.
Continuando a caminhar pela beira-mar, Jesus chegou a um barco, onde trabalhavam Tiago e João, remendando suas redes. Quando os viu, Jesus disse: “VEM, SEGUE-ME’. Deixando seus barcos, seguiram a Jesus. Agora Jesus tinha quatro discípulos — Pedro, André, Tiago e João.
Um outro dia, quando caminhava pela cidade, Jesus encontrou Mateus, que estava numa mesa, coletando impostos. Então, Jesus lhe disse: ‘VEM, SEGUE-ME’.
Mateus se levantou e o seguiu. Jesus tinha agora cinco discípulos — Pedro, André, Tiago, João e Mateus.
Mais tarde, Jesus escolheu outros homens, Jesus lhes disse: ‘VEM, SEGUE-ME’. E Jesus continuou a dizer: ‘VEM, SEGUE-ME’, até ter doze discípulos ao todo.
Os doze seguiram a Jesus que era seu professor. Ele lhes ensinou sobre o céu e o inferno. Contou-lhes todas as coisas boas que deviam saber.
Estas coisas boas estão escritas na Bíblia, para que nós também possamos aprender. Jesus fala conosco através da Bíblia. Ele nos diz: ‘VEM, SEGUE-ME’.
Também podemos contar as histórias utilizando as crianças como ‘visuais vivos’. Na história acima, poderíamos escolher duas crianças para fazer o papel de Pedro e André, sentando-se longe dos ouvintes. Outras duas seriam Tiago e João, e a quinta, Mateus. A história seria dramatizada, com as cinco crianças sendo chamadas e seguindo o professor a algum lugar. Deste modo, o chamado dos doze discípulos seria demonstrado visualmente. As crianças de quatro a seis anos são extremamente interessadas em números e contagens, e gostarão de conferir se o professor está certo, contando cada um dos doze discípulos.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 61, 62)
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical a respeito de estimular a criança a crer no poder de Jesus e não em super-herói. Oriente aos pais para que fortaleçam essa verdade na vida de seus filhos.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula • Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.