Lição 11 – Coragem para Vencer Leões
OBJETIVO
Que as crianças entendam que a obediência e intimidade com Deus são mais importantes do que tudo.
PONTO CENTRAL
Quando temos intimidade com Deus, temos coragem e livramento!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada”. (Salmos 23.4a)
Querido(a) Professor(a), como tem passado? Sabemos que a despeito das circunstâncias adversas, seja de qual ordem for, estás amparado (a) pelo poderoso Consolador. Portanto, prosseguindo sem desfalecer, na certeza de que a “nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2 Co 4.17). Por isso, se estiver cansada, não desista, descanse! Muitos desistem quando na verdade só precisavam descansar. Precisamos reconhecer as nossas limitações humanas, crendo que pela supremacia divina é justamente nelas que o poder de Deus superabunda, nos levando além de nossas fraquezas.
Como bem sabemos e o próprio Jesus ensinou, embora sejamos justos, também estamos sujeitos a injustiças, intempéries e aflições (Jo 16.33). Nessa próxima aula, vamos estudar sobre a coragem de permanecer fiel mesmo quando nosso bom proceder é pago com injúria, difamação, inveja, e indevida punição, como foi com Daniel.
Comumente ao ler essa passagem bíblica nos atemos a grande catarse dessa experiência – o livramento obtido pelo profeta ao sobreviver aos leões, sem sequer um arranhão. Mas um grande milagre ocorreu bem antes disso no coração de Daniel, o qual estava disposto a morrer, bendizendo o nome do Senhor, ainda que os seus malfeitores tivessem obtido êxito e sua vida tivesse sido ceifada. Quantos de nós poderíamos dizer o mesmo ao passarmos por situação semelhante?
Tal como Jesus venceu a cruz, precisamos crer que embora padeçamos aqui nesse mundo, a justiça divina não falha e a nossa vitória está garantida na Eternidade, quando não nos deixamos vencer pelo mal, mas vencemos o mal com o bem (Rm 12.21). Por isso, se você estiver lidando com uma situação imerecida, de aparente “derrota” e impunidade dos invejosos e malfeitores que o cercam, não desanime, fortaleça-se no Senhor, pois nEle todo esse veneno não te matará. Ao contrário, fortalecerá ainda mais a sua alma, como um imunizante fazendo-o viver feliz e glorificando o nome do Senhor, mesmo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo (2 Co 12.10)! Leia o Salmos 35 e creia que é o Todo-Poderoso quem advogará a sua causa!
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!