Lição 09 – A igreja e a prática da Palavra
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. POR QUE DEVEMOS LER E ESTUDAR A BÍBLIA?
2. COMO DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA?
3. LEIA, OUÇA, APRENDA E PRATIQUE A PALAVRA
4. SEJAMOS CUMPRIDORES DA PALAVRA
OBJETIVOS
REFLETIR sobre a importância da leitura da Palavra;
APRESENTAR métodos para leitura e estudo da Bíblia;
ENCORAJAR os juvenis a obedecerem à Palavra.
Querido (a) professor (a), aproveite esta aula para levar seus alunos a refletirem sobre um assunto muito importante que é a Igreja e a prática da Palavra.
“‘Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica’ (Mt 7.24–29). A mais clara evidência de um relacionamento vital com Deus é o fato de que ouvimos as palavras de Deus — e que as colocamos em prática. A pessoa que ama verdadeiramente a Jesus irá obedecer aos seus mandamentos.”
“Um Passo por Vez
(Sl 119.105–112)
Uma das mais úteis imagens do salmo 119 é encontrada no versículo 105. ‘Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho’.
Nos tempos da Bíblia, não havia lanternas potentes. O viajante tinha uma pequena lâmpada a óleo, cujo pavio fornecia pouca luz. Era o suficiente para enxergar. Não o suficiente para ver o que estava à frente, no caminho, mas o suficiente para dar o passo seguinte, sem tropeçar nem cair.
Que lembrete para nós. A Palavra de Deus é uma luz para o nosso caminho. Ela não ilumina o nosso futuro, mas brilha no nosso presente. A Palavra de Deus nos dá a luz de que precisamos para dar o nosso passo seguinte na vida.
Aplicação Pessoal
Se enchermos nossos corações e mentes com a Palavra de Deus, teremos a luz de que precisamos para saber o que devemos fazer a seguir.
Citação Importante
‘Eu distinguiria o estudo acadêmico de um estudo mais geral da Bíblia. Em determinado nível – e talvez seja este o nível mais importante – eu busco a Bíblia com prontidão e uma expectativa de ouvir a voz de Deus, nela. Mas não existe conflito entre este uso mais devocional da Bíblia, e o seu estudo acadêmico. Eu tenho procurado tornar disponíveis aos meus ouvintes (de uma forma na qual eles consigam assimilar), os resultados de meus esforços para capacitá-los, como a mim mesmo, a reconhecer e aplicar a voz de Deus que está contida nas Sagradas Escrituras’. – F. F. Bruce”
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 561 e 329)
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.