Lição 9 – Louvando a Deus por sua graça
TEXTO BÍBLICO
Salmos 103
OBJETIVO DA LIÇÃO
Reconhecer a bondade do Senhor e louvá-lo como forma de gratidão.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana seus alunos aprenderão sobre um tema muito importante para a vida cristã: a bondade de Deus. O salmo 103 ressalta este ensinamento com base na experiência do salmista com a bondade divina. Alguns aspectos são destacados neste salmo, a começar no tocante à resposta do salmista ao que Deus fez em sua vida. Ele o adora com todas as suas forças porque provou o quanto Deus é bom (vv. 1,2). Em seguida, aponta que o Senhor é aquele que perdoa todos os seus pecados e o livra da morte (vv. 3,4). A Bíblia ensina que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna (Rm 6.23).
Somente o amor de Deus pode nos conceder tamanho perdão. Esse maravilhoso perdão nos livra do sentimento de culpa e nos faz estar próximos de Deus.
Outra lição importante aprendida pelo salmista e que deve ser ensinada aos juniores é que o perdão divino não dura apenas um momento. Pelo contrário, o perdão do Senhor é permanente, porquanto, não há mais lembrança dele quando somos perdoados (vv. 9,10). Nesse momento, é indispensável afirmar aos seus alunos que não são as nossas obras de justiça que atraem a bondade de Deus, e sim o compromisso amoroso do Criador em nos perdoar. Não somos perdoados e resgatados com base nas nossas obras, e sim pela fé no amor de Deus que entregou seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar e nos perdoar. Uma das provas do perdão divino é a declaração do salmista de que assim como o Oriente está distante do Ocidente, semelhantemente, o Senhor afasta de nós os nossos pecados (v. 12).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas deste salmo e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, é importante enfatizar a misericórdia de Deus para com as nossas vidas. Devemos louvar e adorar ao Senhor, porquanto, não merecemos tamanha graça e bondade. Mas Ele, por seu infinito amor e graça, fez o melhor que poderia ser feito para que nós tivéssemos uma nova oportunidade de perdão e salvação (Jo 3.16).
Outra lição que deve ser ensinada aos juniores diz respeito à humildade do salmista e que devemos copiar. O salmista declara que a vida é como a flor da erva do campo, que cresce e floresce, porém, vem o vento e sopra sobre ela, e já não existe mais (v. 15,16). Semelhantemente, a nossa vida passa de uma forma que não percebemos e quando finalmente atentamos para o que é mais importante já não resta mais tempo. Deus preza para que tenhamos conhecimento de que a nossa vida é breve e que dependemos dEle para todas as coisas. Seja nos momentos de bênçãos ou nos momentos de dificuldades, Ele deve ser o alvo da nossa adoração e gratidão (Sl 146.2).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, realize um momento de recordação com os alunos. Distribua uma folha de papel A4 para cada aluno e peça para que desenhem um momento de suas vidas que é motivo de gratidão a Deus por sua bondade. Permita um tempo para que façam o desenho e, ao final, peça que expliquem o que desenharam.
Tenha uma ótima aula!