Lição 8 – A Proteção de Deus
TEXTO BÍBLICO
Salmos 91
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apontar que Deus protege continuamente os seus escolhidos que confiam nEle.
A paz do Senhor, prezado(a) professor(a). Nesta aula, seus alunos aprenderão sobre um salmo muito conhecido e mencionado pelos cristãos: o Salmo 91. O tema desse salmo é a confiança na proteção de Deus. Estamos vivendo dias difíceis, muita violência, rumores de guerras, desastres naturais e a maldade tem aumentado sobre a face da terra. Sabemos que todos esses acontecimentos são o cumprimento das Escrituras Sagradas. O Senhor Jesus anunciou que os dias que precederiam a sua Vinda seriam dias marcados por sinais espantosos em toda a Terra (Mt 24.6-8). Esse cenário caótico provoca nas pessoas uma sensação de insegurança e incerteza sobre o futuro. Por essa razão, seus alunos devem ser encorajados a confiarem em Deus e a aprenderem a lidar com seus temores desde cedo.
O salmo 91 está estruturado com promessas de proteção, livramentos e recompensas para aqueles que depositam a confiança no Senhor. No início do salmo, o salmista exalta o Senhor como o seu Deus, escudo e fortaleza (vv. 1,2). Estar na presença do Altíssimo é como se estivéssemos e um local bem protegido, uma fortaleza, onde a guerra acontece do lado de fora, mas no lugar onde estamos há segurança permanente. Nesse local, o salmista sente a paz que excede todo entendimento (Fp 4.7).
Debaixo da proteção de Deus, o salmista pode confiar que os perigos da noite nem os males do dia poderão alcançá-lo, porquanto a proteção de Deus ao seu redor é como um exército armado com escudos e preparado para a guerra (vv. 4-6). O salmista menciona que os anjos de Deus o cercam e o protegem de todo mal. O Senhor não permitirá que mal algum cause dano ao salmista e, por isso, há segurança, paz. O salmo termina com a promessa de livramento e recompensa para os justos, pois aos que honram o Senhor serão honrados por Ele, porém os que o desprezam também serão desprezados (vv. 14-16).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas deste salmo e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar que a segurança de que tanto precisamos vem da confiança em Deus. Às vezes, a nossa fé é provada pelas adversidades ou mesmo por situações que nos causam medo. Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina que a fé no Senhor funciona como um escudo que protege o crente nos dias maus (Ef 6.16). Essa verdade é importante de ser ensinada aos juniores, pois muito de seus alunos crescem com medos causados, muitas vezes, por traumas que adquiriam nesta primeira etapa da vida. Logo, a confiança em Deus é primordial para que vençam esses temores e tornem-se adultos corajosos, independentes e confiantes em Deus.
Outro ensinamento que deve ser ensinado aos juniores diz respeito à importância de estarmos na presença de Deus. Reforce a lição de que eles nunca se afastem da presença do Senhor, pois em sua presença estarão protegidos. Muitas pessoas que se afastam dos caminhos do Senhor e deixam a comunhão com Deus, imaginam que não há diferença. No entanto, a Bíblia nos mostra que o mundo está debaixo do domínio do príncipe das trevas, enquanto que os filhos de Deus estão sob a proteção e domínio do Reino celestial (Cl 1.13).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, realize a seguinte atividade: distribua uma a folha aos alunos e peça para escreverem um texto, relatando o que lhes causa mais medo. Em seguida, abaixo do texto, eles deverão escrever a frase: “Não preciso temer porque…”. Peça para escolherem um versículo do Salmo 91 e o escreverem após a frase. Ao final, ore com seus alunos para que Deus fortaleça a fé e o ânimo de cada um deles diante do medo e das dificuldades.
Tenha uma ótima aula!