Lição 7 – O Arrependimento do pecador
TEXTO BÍBLICO
Salmos 51
OBJETIVO DA LIÇÃO
Refletir sobre a importância do arrependimento sincero.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor. Na aula desta semana, seus alunos estudarão sobre um assunto fundamental para a vida cristã: o arrependimento. Arrepender-se é reconhecer o pecado cometido, voltar ao início e consertar o que errou. Isso aconteceu com o rei Davi, ele pecou contra Deus, cometendo atos ilícitos que foram imediatamente reprovados pelo profeta Natã. Após derrotar o gigante Golias, a história de Davi mudou completamente (1 Sm 17.50). Ele foi chamado para morar no palácio do rei Saul. Davi se destacou tanto que as mulheres de Israel cantavam que Saul derrotou os seus milhares, porém, Davi, derrotou os seus dez milhares (1 Sm 18.7). Com o passar do tempo, Davi se tornou um guerreiro ágil e ousado. Isso despertou o ciúme do rei Saul, que resolveu perseguir Davi todos os dias do seu reinado. Mas o que Deus havia designado para Davi, se cumpriu (1 Sm 16.1).
Depois da morte de Saul, Davi assumiu o trono de Israel como rei. Ele obteve muitas vitórias e levou Israel a se tornar uma grande potência mundial daquele tempo. Quando tudo parecia tranquilo, Davi deixou de ir para a guerra. Naquele dia, ele avistou a esposa de um dos seus melhores soldados e resolveu pecar com ela (2 Sm 11). Davi, em um primeiro momento, tentou esconder do Senhor as coisas erradas que havia feito, porém não teve sucesso. O Senhor enviou o profeta Natã para mostrar-lhe que o seu pecado não ficaria impune. Depois de ouvir a repreensão da boca do profeta Natã, Davi caiu sobre o seu rosto e reconheceu que havia pecado contra o Senhor (2 Sm 12.7-13).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas deste salmo e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, não há nada que fique oculto aos olhos de Deus (Hb 4.13). Davi pensou que esconderia o seu pecado de todas as pessoas e isso seria o suficiente. Ele até teve sucesso por um tempo, porém nada fica escondido aos olhos de Deus. Esse exemplo nos ensina que devemos entender que Deus não aprova os nossos pecados. Por essa razão, não adianta se esconder de face de Deus. O Senhor conhece tudo o que acontece em seus mínimos detalhes.
Outra lição importante que a história de Davi ensina diz respeito a reconhecer os pecados. Depois que foi repreendido pelo profeta Natã, Davi não insistiu no erro nem tentou fazer algum mal contra o profeta do Senhor. Pelo contrário, ele admitiu os seus pecados e buscou a Deus para alcançar o perdão (Pv 28.13). Da mesma forma, não devemos pecar contra Deus, pois o pecado resulta em consequências desastrosas. No entanto, se pecarmos contra o Senhor, devemos suplicar por sua misericórdia e pedir que o perdão de Deus no restaure (1 Jo 2.1).
Davi foi sincero e confessou o seu pecado em oração. Isso resultou na restauração da sua vida espiritual, porém ele teve de arcar com as consequências dos seus pecados. É melhor não pecar do que ter que sofrer a pena como consequência das escolhas erradas.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, realize a seguinte atividade. Divida a história de Davi em frases. Por exemplo: Davi sendo ungido pelo profeta Samuel; Davi vencendo o gigante Golias; Davi sendo coroado rei; Davi pecando contra Deus; O profeta Natã repreendendo o rei Davi; Davi, de joelhos, reconhece os seus pecados. Em seguida, distribua as frases para alguns alunos e peça que o aluno que recebeu a frase faça mímicas para que os demais tentem identificar a qual parte da história de Davi a frase se refere.
Tenha uma ótima aula!