Lição 5 – O Coração Entristecido
TEXTO BÍBLICO
Salmos 42
OBJETIVO DA LIÇÃO
Explicar que a tristeza faz parte da vida cristã, porém não é permanente.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta aula, veremos o relato do salmo 42. Este salmo expressa o anelo do salmista pela presença de Deus. Ele inicia o salmo declarando que assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também o salmista deseja saciar a sua sede pela presença de Deus (v. 1). De acordo com o Dicionário Houaiss, o corço trata-se de uma animal muito comum na região da Ásia e da Europa. Ele possui galhadas curtas, pontiagudas, pelagem avermelhada no verão e marrom-cinzenta no inverno. Como descreve o salmo, estes animais costumam frequentar os ribeiros e as fontes de águas naturais para saciar a sede.
No salmo 42 o salmista expressa a intensidade da sua sede pela presença de Deus em tempos de angústia. A tristeza havia abatido o seu coração de tal maneira que ele se sentia como se estivesse em uma terra sedenta, em um verdadeiro deserto (v. 2). Um dos motivos de tanta tristeza é que o salmista se lembrava do tempo em que caminhava junto com a multidão em direção ao Templo para adorar a Deus (v. 4). Por algum motivo, ele estava impossibilitado de se locomover. O momento de sua vida era difícil e uma grande tristeza havia tomado conta de seu coração. Apesar da descrição de tristeza, o salmista termina apresentando a sua esperança de novamente louvar a Deus, o seu Salvador e Deus (v. 5). Mesmo diante do abatimento, o salmista confia que o amor de Deus lhe dará a vida e a sua oração será respondida pelo Senhor (v. 8).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas deste salmo e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é importante destacar que somente a presença de Deus pode preencher as nossas vidas. Explique aos seus alunos que buscar a Deus e obedecer aos seus mandamentos é indispensável para que não percamos a fé (Ef 6.10; Tg 5.8). Assim como cuidamos de alimentar o nosso corpo para mantê-lo saudável, precisamos também alimentar a nossa vida espiritual com a presença de Deus para estejamos fortes espiritualmente (Sl 119.129).
A segunda lição que podemos aprender com o salmista neste salmo diz respeito à tristeza. Não podemos pensar que a vida será marcada apenas por momentos de alegrias. Desde a infância, é normal enfrentarmos desafios, medos, tristezas, frustrações e outras emoções. Elas ocorrem e fazem parte do nosso desenvolvimento humano. Todavia, o que, de fato, faz toda a diferença é a presença de Deus conosco neste processo (Fp 4.12,13). O Senhor prometeu que não nos deixaria sozinhos, mas enviaria o Consolador para nos confortar e ajudar diante das aflições da vida (Jo 14.26). Portanto, mostre aos seus alunos que momentos de tristeza e frustração são oportunidades de aprendizado.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, convide os seus alunos a escreverem um texto de no mínimo 10 linhas, descrevendo o que tem trazido ou já trouxe tristeza ao coração deles. Ao final, peça para escreverem uma oração a Deus para que essa tristeza seja tirada de seus corações. Se preferirem, eles podem escrever o texto em forma de poesia.
Tenha uma ótima aula!