Lição 5 – As Bodas do Cordeiro
A lição de hoje encontra-se em: Apocalipse 19.7-9
Tópicos da Lição:
1. A NOIVA SE APRESENTA DIANTE DE DEUS
2. A REALIZAÇÃO DAS BODAS
3. A GRANDE CEIA NOS CÉUS
A paz do Senhor, amigo(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Na aula desta semana, seus alunos compreenderão o simbolismo do casamento na relação entre o Senhor Jesus e a sua Igreja. Este é o evento mais aguardado pela Igreja do Senhor, o grande Dia em que o pecado, a dor e o sofrimento não farão mais parte da existência dos sevos de Deus. Será uma grande festa celebrada nos céus em razão da vitória dos salvos. Após o Tribunal de Cristo, a Igreja do Senhor desfrutará das “Bodas do Cordeiro”. Nela, a união mais aguardada acontecerá, Cristo e a sua Igreja viverão felizes para sempre.
Na lição, veremos que a Noiva de Cristo, isto é, a Igreja, se apresentará diante de Deus. No primeiro tópico da lição, o encontro é relatado de forma figurada na parábola das Dez Virgens (Mt 25.1-13). A espera pelo noivo é marcada pela demora e as moças que esperam pacientemente adormecem. A parábola descreve as moças que carregavam azeite na reserva e as que levavam apenas o suficiente para o momento. Os tópicos seguintes descrevem a realização das Bodas do Cordeiro, quem serão as pessoas que participarão dela e como acontecerá a grande Ceia do Senhor.
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais sobre “As Bodas do Cordeiro”, a lição destaca três tópicos que abordam o tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “A Noiva se Apresenta Diante de Deus?”, aponta como a Noiva deve se preparar para encontra-se com o Noivo, isto é, a Igreja deve estar pronta para o grande Dia da Vinda do Senhor (Lc 12.35-38). O texto da parábola das Dez Virgens discorre sobre os tipos de pessoas que conhecem a Palavra de Deus e não podem se distrair com as coisas desta vida. Caso contrário, serão surpreendidos pelo Dia do Senhor. A ilustração das virgens que levaram azeite na reserva revela o crente que está sempre vigilante, é precavido, busca continuamente a comunhão com Deus (Mt 25.9-12). O azeite é uma representação do Espírito Santo e, portanto, não pode faltar na vida do crente (Êx 35.28; Mc 6.13; Tg 5.14).
O segundo tópico, que tem como título “A Realização das Bodas”, destaca que a promessa das “Bodas do Cordeiro” trata-se de um momento muito especial, reservado para os crentes que se mantiveram fiéis aos ensinamentos das Escrituras Sagradas. O próprio Senhor Jesus declarou que iria preparar um lugar para os seus discípulos, mas voltaria para buscá-los (Jo 14.3). Na realização das Bodas do Cordeiro, os crentes salvos participarão de um grande banquete celestial pela grande vitória alcançada por Cristo, juntamente com os seus servos. Para este momento, cabe à Igreja manter-se pura, fiel aos ensinamentos de Cristo e vigilante para que nenhuma distração comprometa a comunhão com o seu Senhor.
O terceiro tópico tem como título “A Grande Ceia nos Céus”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que há uma Ceia reservada para o salvos nos céus. Enquanto durarem os sete anos da Grande Tribulação, a Igreja estará com o Senhor participando desse momento tão solene. Essa é uma promessa feita por nosso Senhor, na ocasião em que esteve reunido com os seus discípulos. Ele disse: “Eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino do meu Pai” (Mt 26.29). Esse dia chegará quando, finalmente, a igreja desfrutará da plena comunhão com Cristo. Nesse tempo, não haverá mais nada que cause tristeza ao coração dos salvos. Mostre aos seus alunos que este deve ser o anseio dos salvos. Desfrutar da presença do Senhor Jesus face a face é um privilégio e, por esse motivo, devemos manter firme a nossa esperança.
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição aos seus alunos, organize um banquete com seus alunos ao final da aula. Na ocasião, orem de mãos dadas e em círculo, pedindo ao Senhor para que tenham comunhão uns com os outros. Após o lanche, permita um tempo para conversarem e compartilharem informações. Depois, reúna a todos e explique que a nossa comunhão será completa no grande Dia das “Bodas do Cordeiro”.
Que Deus abençoe a sua classe e ótima aula!