Lição 4 – A Coragem de ajudar
OBJETIVO
Que o aluno saiba que Deus o faz forte e, mesmo pequeno, ele pode ajudar as pessoas que sofrem.
PONTO CENTRAL
A verdadeira coragem vem de Deus e abençoa a todos em redor.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.” (Filipenses 2.4)
Querido(a) Professor(a), como tem passado? Você tem tido suporte, rede de apoio, pessoas que o incentivam em sua caminhada e ministério? Muitas vezes, Deus nos envia irmãos, parceiros de arado, para nos fazer vivenciar na prática toda a força e beleza de Eclesiastes 4.9-12:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.
Gostaríamos de incentivar o hábito de estreitar laços e promover uma maior troca entre as irmãs parceiras na Seara do Mestre. Não apenas nas igrejas locais, como também entre irmãs de diferentes regiões e realidades. Quem sabe uma ideia sua para solucionar um problema local pode também ajudar na Escola Dominical de outro estado do país?
A internet pode ser tão enriquecedora quando usada para essa finalidade, diminuindo as distâncias e promovendo uma rede de apoio transcultural. Por isso, aproveitamos esse espaço para motivar tal troca e fortalecimento mútuo.
Peça ajuda, se precisar, comente os posts em nossas redes sociais, participe com sugestões, mensagens de incentivo e toda palavra que possa cooperar com a vida e trabalho de uma irmã voluntária no ministério de ensino. Infelizmente, tantas são as vezes as quais vemos esses canais serem usados para disseminar ódio, contenda, fake news, rivalidades – sejam na esfera política ou até mesmo teológica e denominacional. Vamos na contramão desse fluxo, usando essas ferramentas em prol do Reino de Deus, da unidade e avanço da Igreja de Cristo.
Afinal, jamais podemos nos esquecer: mais forte é o sangue de Jesus que nos une, do que o espírito do mundo jazido no Maligno, que tenta separar ou macular o Corpo de Cristo. Como o apóstolo Paulo, há muito nos instrui por meio de sua sábia carta a Timóteo:
“Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer” (2 Tm 2.23-26).
Na próxima aula, vamos ensinar aos pequeninos sobre a coragem de ajudar. Sim, ajudar requer imensa coragem. Nem sempre que nos expomos, estendendo uma mão amiga obtemos como resposta a gratidão; nem sempre a colheita é imediata, muitos semeiam para outros colherem (Cf. 1 Co 3.6-8); nem sempre nossas boas intenções parecem bem-sucedidas na ótica humana… Entretanto, fique em paz, porque o Senhor — quem pesa os corações, é imensamente galardoador. E, frequentemente, no ato de ajudar, nós também somos ajudados.
Portanto, “não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos domésticos da fé” (Gl 6.9,10).
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!