Lição 4 – Os pastores e os anjos
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança aprenda que quando Jesus nasceu, os anjos disseram aos pastores que o Salvador tinha nascido e por isso cantaram lindos louvores.
PREZADA PROFESSORA
O historiador Philip Schaff descreveu a influência esmagadora que Jesus, nosso Salvador, teve na história e na cultura subsequentes do mundo. Observe com atenção:
“Este Jesus de Nazaré, sem dinheiro e armas, conquistou mais milhões do que Alexandre, César, Maomé e Napoleão; sem a ciência… Ele espargiu mais luz sobre as coisas humanas e divinas do que todos os filósofos e estudiosos juntos; sem a eloquência das escolas, Ele falou tais palavras de vida como jamais foram faladas antes ou desde então, e produziu efeitos que residem além do alcance de um orador ou poeta; sem escrever uma única linha, Ele colocou mais canetas em ação, e promoveu temas para mais sermões, discursos, discussões, livros de aprendizagem, obras de arte e canções de louvor do que todo o exército de grandes homens dos tempos antigos e modernos.
É um grande consolo para nós lembrar-nos de que o Senhor, de quem nos aproximamos, nasceu, cresceu, sofreu e morreu por nós, e que nos olha com amor e compaixão” (GRAHAM, Franklin. O Nome. Rio de Janeiro: CPAD).
É HORA DE PLANEJAR
“As três etapas do ensino são: planejamento, orientação e controle, ou seja, antes, durante e depois da aula. Preocupe-se não só em dar aula, mas planejá-la e prepará-las de modo que haja controle e sucesso na execução da tarefa.
‘Você precisa saber muito para ensinar um pouco’. Leia a história na Bíblia. Repita outras vezes mais. Familiarize-se com ela, até que possa lembrar-se de cada detalhe com facilidade. Agora leia a revista do professor. Use outras fontes de pesquisa, como dicionários e atlas bíblicos
Receba os alunos com carinho, saúde os visitantes e leve-os a se cumprimentarem. Pergunte como foi à semana deles, se têm alguma novidade para contar. Dê alguns minutos para que contem. Logo em seguida, auxilie-os na marcação da frequência.
Cante corinhos de agradecimento a Deus, recolha as ofertas. Ore com as crianças agradecendo as bênçãos recebidas de Deus e pedindo pela aula de hoje” (Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
OFICINA DE IDEIAS
Sente-se com as crianças em círculo. Apresente os visuais da lição para as crianças. Apresente os visuais e faça perguntas a respeito da ilustração. Faça as perguntas e responda juntamente com as crianças, como por exemplo: [Fig 4.1] “Onde os pastores estavam quando os anjos pareceram?” Muito bem, eles estavam no campo.
Deixe as crianças a vontade para responderem as perguntas e assim recontarem a história. Nos pontos onde elas se perderem, interfira conduzindo o raciocínio delas.
Terminada esta parte da fixação, oriente também nas atividades da revista do aluno. Disponibilize todo o material necessário e esteja a disposição para sanar qualquer dúvida que eles possam vir a ter.
ATÉ LOGO
Verifique se todos concluíram as atividades da revista de aluno. Guarde o material, corrija as revistas e escreva palavras animadoras em cada uma. Peça as crianças para ajudarem a colocar todo o material em ordem. Cante mais algum corinho e ore, despedindo as crianças e dizendo que espera por elas no próximo domingo. Diga aos visitantes o quanto a presença deles alegrou você.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!