Lição 2 – O Sonho de José
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança identifique que Deus nos protege do perigo e confie que Ele fala conosco.
PREZADA PROFESSORA
“O professor da Escola Dominical é responsável pela formação espiritual da criança, por isso, o seu papel é fundamental no processo de aprendizagem da Palavra de Deus.
É necessário dar prioridade aos aspectos mais importantes e deixar o que é supérfluo e fútil para segundo plano. Um dos aspectos que merece maior valorização é justamente a educação das nossas crianças porque elas serão a futura igreja. É necessário que se tornem cristãos fiéis, convictos, firmes na fé.
Devemos refletir sobre uma das melhores formas como nos relacionar com as crianças e conseguir conquistar o seu respeito e confiança. Não se deve “mimar” as crianças excessivamente, ou agradá-las nos mínimos detalhes, pois esse tipo de relacionamento só trará uma série de problemas que as prejudicarão no futuro. Certamente elas se tornarão dependentes, inseguras, prepotentes. O relacionamento deve ser afetivo de modo que a criança sinta segurança, o que não significa que não devemos estipular limites.
Reconheça, pois, o valor do teu trabalho diante de Deus. Esteja sempre dependente da unção do Espírito Santo para ajudá-la na tarefa que lhe foi confiada” (ARAUJO, Verônica. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
É HORA DE PLANEJAR
“Nunca entre em sala de aula sem estar preparado. A grande falha das Escolas Dominicais, de um modo geral, é o despreparo do professor. Tal despreparo é a causa do desinteresse dos alunos. As improvisações nunca funcionam positivamente.
Além do mais, o ambiente da aula precisa ser o mais agradável possível. As crianças aprenderão a amar este lugar que Deus reservou para elas e para você.
Prepare a lição, separe os visuais, elabore o mural para frequência e para enfeitar a sala, apronte a exposição do versículo para memorizar e coloque-se como vaso nas mãos do Senhor, para apresentar sempre novidades.
Durante a aula, não se detenha à leitura da sua revista, leia a história bíblica durante a semana e faça pesquisas adicionais.
Chegue mais cedo do que as crianças e coloque todo o material em ordem. Receba as crianças carinhosamente e com entusiasmo. Faça a apresentação dos visitantes e deseje boas-vindas. Ajude na marcação das frequências, peça um aluno para recolher as ofertas e acomode as crianças em seus devidos lugares. Faça uma oração e peça para as crianças repetirem.
OFICINA DE IDEIAS
Escreva em folhas de papel ofício a palavra “sonho”. Utilize letras maiúsculas. Oriente as crianças para que elas enfeitem a palavra com pingos de cola colorida.
Enquanto as crianças realizam a atividade diga que Deus falou com José por meio de um sonho. Mas, Ele pode falar conosco de diferentes maneiras, como por exemplo: quando lemos a Bíblia, o Livro de Deus; quando cantamos; quando oramos etc. Explique que Deus sempre nos responde quando falamos com Ele por meio da oração. Diga também que José fez o que Deus mandou, casando-se com Maria. José obedeceu a Deus e foi muito abençoado.
ATÉ LOGO
Verifique se todos concluíram as atividades da revista de aluno. Guarde o material, corrija as revistas e escreva palavras animadoras em cada uma. Peça as crianças para ajudarem a colocar todo o material em ordem. Cante mais algum corinho e ore, despedindo as crianças e dizendo que espera por elas no próximo domingo. Diga aos visitantes o quanto a presença deles alegrou você.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!