Lição 13 – O Valor do Conhecimento e da Sabedoria
Leitura Bíblica: Daniel 1.3-7, 17-20
A mensagem: “É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele.” Provérbios 2.6
Objetivos:
• MOSTRAR que Deus é a fonte e o doador da sabedoria e do conhecimento;
• DEMONSTRAR o valor que as Escrituras dão a sabedoria;
• ENSINAR que todo conhecimento e talento humano podem ser úteis na obra de Deus.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
O PROPÓSITO DA SABEDORIA
“1. Valores éticos e morais. Na introdução do livro de Provérbios, encontramos um conjunto de valores éticos e morais que revelam o propósito desses conselhos. Ali, consta todo o objetivo proposto pelo livro: (1) Conhecer a sabedoria e a instrução; (2) entender as palavras da prudência; (3) receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; (4) dar aos simples prudência e aos jovens conhecimento e sensatez; (5) ouvir e crescer em sabedoria; (6) adquirir sábios conselhos; (7) compreender provérbios e sua interpretação, bem como também as palavras dos sábios e suas metáforas (Pv 1.1-6).
2. Valores espirituais. Além de apontar valores éticos e morais, ao afirmar que o “temor do Senhor é o princípio da ciência; [e que somente] os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Pv 1.7), o cronista sacro abaliza os valores espirituais que sobressaem nas palavras de Provérbios. Da mesma forma, o livro de Eclesiastes aponta para Deus como a razão de toda a existência humana. Fora dele não há base segura para uma moral social. Os livros de Provérbios e Eclesiastes formam uma tessitura milenar no contexto religioso judaico que, adaptado à nossa realidade, apresentam conselhos práticos para a vida cotidiana de todos os homens.
A literatura sapiencial, representada neste trimestre pelos livros de Provérbios e Eclesiastes, revela que o temor do Senhor é o fundamento de todo o saber. Ninguém pode ser considerado sábio se os seus conselhos não revelarem princípios do saber divino. Segundo a Bíblia, um sábio não se caracteriza apenas por ter muita informação ou inteligência, mas é alguém que aprendeu o temor do Senhor como a base de toda sua vida e, por isso, sabe viver e conviver (Tg 3.13-18).”
Boa Aula!
A missão não pode parar!
Fonte: Revista Lições Bíblicas, Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa, Lição 1, 4º Trimestre. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.