Lição 12 – O Valor da Humildade
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 3.7; 15.33; 18.12
Tópicos da Lição:
1. NÃO FIQUE PENSANDO QUE VOCÊ SABE TUDO
2. O ORGULHO PODE CAUSAR A QUEDA
3. DEUS HONRA OS HUMILDES
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a paz do Senhor.
Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre um assunto que é fundamental para a formação do caráter deles: o valor da humildade. Falar sobre esse assunto é importante para que seus alunos não se deixem dominar pela soberba e arrogância. O Evangelho nos mostra que a humildade é uma das maiores virtudes da vida cristã. O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo de humildade (Fp 2.5-8). Mesmo sendo Senhor e Salvador, Ele não demonstrava arrogância na forma como tratava as pessoas. Muito pelo contrário, estava sempre disposto a atender a todos, pregava a justiça e acolhia os necessitados e injustiçados do povo (Mc 2.15-17).
A Bíblia destaca a importância da humildade e os efeitos maléficos da soberba para a vida cristã. Além dos conselhos de Salomão, registrados no livro de Provérbios, na Bíblia, podemos encontrar vários exemplos de pessoas que se comportaram soberbamente e experimentaram a queda: Faraó (Sl 136.15); Nabucodonosor (Dn 4.29-32); Senaqueribe (2 Cr 32.20). O próprio povo de Deus experimentou a repreensão quando agiu de forma arrogante e não aceitou as orientações do Senhor (Is 9.8-13; Os 5.5).
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais a relevância da humildade, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Não Fique Pensando Que Você Sabe Tudo”, destaca que a humildade não pode ser confundida com a simplicidade. Ser humildade é o comportamento de reconhecimento da grandeza de Deus e a dependência que temos da sua graça e bondade. Tudo o que temos vem das mãos de Deus, Ele é quem provê tudo o que necessitamos. Além disso, tudo o que realizamos para Deus deve ser feito com o intuito de glorificar o nome dEle (Rm 11.36). Não sabemos de tudo e, por isso, dependemos do esclarecimento de Deus para nos mostrar o caminho que devemos seguir.
O segundo tópico, que tem como título “O Orgulho Pode Causar a Queda”, ensina que o orgulho é um comportamento que deve ser rejeitado por aqueles que servem a Deus. Vale destacar que o orgulho é decorrente do egoísmo, haja vista que a pessoa orgulhosa sempre se justifica e nunca assume a culpa de seus erros. Além de não ouvir o que as pessoas têm a dizer, o orgulhoso é ingrato com aqueles que fazem-lhe o bem. Você, professor(a), já deve ter conhecido pessoas desse tipo. Aproveite e compartilhe com seus alunos a forma como você teve de lidar com a ingratidão. E, por fim, vale dizer que, infelizmente, o fim do orgulhoso é a queda (Pv 16.18; 29.13).
O terceiro tópico tem como título “Deus Honra os Humildes”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que ser humilde não significa que eles tenham que ser passivos e aceitar o mal. Na verdade, a humildade é uma atitude de confiança na bondade de Deus. A Bíblia diz que a humildade vai diante da honra (Pv 15.33). O Senhor Jesus também afirmou que o Reino dos Céus pertence aos humildes (Mt 5.3). Ele é o nosso maior exemplo de humildade, e nos ensinou que, no Reino de Deus, o maior não é quem está sendo servido, e sim aquele que serve (Mt 23.11).
Professor(a), para reforçar o ensinamento da aula desta semana, solicite que os seus alunos formem duplas e conversem entre si sobre a humildade diante de Deus. Peça para eles citarem um personagem bíblico que foi humilde e Deus o honrou; e, também, citem um personagem que foi soberbo e Deus permitiu a sua queda. Ao final, cada dupla deverá contar um pouco da história dos respectivos personagem e compartilhar a lição que aprendeu com eles.
Tenha uma boa aula!